Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Turismo religioso: 7 destinos que você não pode perder

Quem nunca fez uma oração quando sentiu medo ou tristeza? No Brasil, um dos países mais religiosos do mundo, há tantas possibilidades de desenvolver a espiritualidade, que hoje gostaríamos de apresentar um pouquinho do assunto, falando sobre turismo religioso.

Para muito além das três religiões fundamentais — cristã, budista e islâmica —, o Brasil é um lugar de peregrinações, de festividades e muita história em cada uma de suas igrejas, templos e santuários. Conheça mais agora mesmo!

O que é turismo religioso?

A grande motivação do turismo religioso é a fé. Diferentemente de outros destinos — onde se busca descanso, tranquilidade ou diversão, por exemplo — no turismo religioso busca-se a renovação da fé e de outros sentimentos de inclinação religiosa.

Um dos segmentos do turismo mais poderosos e cheio de diversidade, o turismo religioso brasileiro opera guiado por um calendário, que varia de destino para destino, ou de religião para religião.

Importância do turismo religioso

Como os demais segmentos do turismo, o turismo religioso contribui para o crescimento econômico e social de um local específico, gerando muitos empregos, diretos e indiretos, sem falar, claro, no valor cultural agregado que dá ao local.

Religiões

Apesar de o Brasil ser um país composto em sua maioria pela fé católica, é considerado um país de forte sincretismo religioso. O que isso significa?

Significa que duas ou mais religiões se misturam no dia a dia do fiel, por uma escolha estritamente pessoal, e de forma muito natural.

É comum, por exemplo, um católico ter, no dia a dia, alguma prática do espiritismo. No Brasil, a religião é tão “miscigenada” quanto seu povo.

As religiões mais comuns no país são:

·         Católica

·         Protestante

·         Espírita

·         Umbanda

·         Candomblé

·         Judaísmo

·         Islamismo

·         New age

Cada um desses tópicos poderiam ser subdivididos em muitos outros, uma vez que as religiões principais vão ganhando aspectos mais específicos — com base ou não em seus próprios textos sagrados.

Turismo religioso no Brasil

Como já é possível notar, o Brasil é um país bastante religioso! Não sem razão o turismo religioso movimenta milhões em dinheiro e milhões de fiéis, dos mais diversos lugares.

Em nosso país há variados santuários, templos, casas de cura e espaços em meio à natureza onde são realizadas cerimônias e rituais. Vamos conhecer alguns!

Aparecida do Norte — São Paulo

A basílica de Nossa Senhora de Aparecida fica no município de Aparecida, interior de São Paulo, precisamente no Vale do Paraíba.

Chamado Santuário Nacional de Aparecida, é a maior igreja do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano.

A basílica de Aparecida possui 72 mil m² e foi construída com 25 milhões de tijolinhos. Possui o altar central, uma área que comporta 30 mil fiéis por missa. Muita gente! Dia 12 de Outubro é o dia emblemático para os devotos.

A cúpula possui 70 metros de altura e possui um mosaico formado por cerca de 5 milhões de pastilhas. A obra retrata a árvore da vida, além de pássaros da fauna brasileira. É belíssimo!

Ouro preto — Minas Gerais

As igrejas de Ouro Preto atraem outro tipo de religioso: o que aprecia História e História da Arte. Abarrotadas de arte barroca, são as atrações mais fascinantes da cidade mineira.

É importante ressaltar que todas as igrejas fecham às segundas-feiras. Além disso, é proibido tirar fotos dentro delas. Entre as principais igrejas de Ouro Preto estão:

·         Igreja de São Francisco de Assis: uma das mais importantes igrejas coloniais, cujo projeto é do Aleijadinho.

·         Basílica de Nossa Senhora do Pilar: o primeiro templo foi construído em madeira, no final do século XVII. Por dentro, há mais de 400 quilos de ouro!

·         Igreja de Nossa Senhora do Carmo: sua construção iniciada em 1756 e concluída em 1780. É mais uma obra assinada por Aleijadinho e Mestre Ataíde.

·         Igreja de Nossa Senhora do Rosário: possui duas construções ovais, o que a torna a mais diferente de todas. Sua construção foi iniciada em 1765.

·         Igreja de São José: desenhada por Aleijadinho, é de 1889. A essa igreja D. Pedro II concedeu o título de Capela Imperial. Nos fundos, existe um cemitério no qual está enterrado o escritor Bernardo Guimarães, autor de “A Escrava Isaura”.

Salvador — Bahia

Em Salvador, se não se vai à igreja pela fé, se vai pela força da cultura e pela arquitetura. Na parte histórica e no Pelourinho, você conhece as seguintes igrejas:

·         Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, esculpida em pedra arenito.

·         Igreja e Convento de São Francisco, uma das mais lindas de Salvador, principalmente seu interior.

·         Igreja da Ordem Terceira de São Domingos Gusmão, em estilo rococó, fica no Terreiro de Jesus, uma das áreas mais antigas da cidade. No mesmo lugar, fica a Catedral-Basílica Primacial de Salvador.

·         Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, fundada em 1685, foi construída apenas por homens negros.

·         Igreja da Ordem Terceira do Carmo, uma das mais lindas, é cheia de detalhes em ouro e de pinturas sacras.

Nova Trento — Santa Catarina

O município de Nova Trento possui mais de 30 Igrejas e Capelas! O lugar é perfeito para mergulhar na História — com seus imigrantes italianos ou norte-americanos — é destino para verdadeiros fiéis e apreciadores de estudos de religião.

Confira a lista de igrejas, capelas, oratórios e santuários em Nova Trento! Ao lado, o nome do bairro onde estão localizados.

·         Capela Coração de Maria – Morro da Onça

·         Capela Nossa Senhora do Rosário – Trombudo

·         Capela Sagrada Família – Pitanga

·         Capela Sagrado Coração de Jesus – Ribeirão Veado

·         Capela Santa Ágata – Besenello

·         Capela Santa Ana – Molha

·         Capela Santa Luzia – Ribeirão Bonito

·         Capela Santo Anjo da Guarda – Indaiá

·         Capela Santo Antônio – Alto Salto

·         Capela Santo Estanislau – Valsugana

·         Capela Santo Isidoro – Serraval

·         Capela Santo Inácio de Loyola – Alto Pitanga

·         Capela São Caetano – São Caetano

·         Capela São Cristóvão – Ponta Fina Sul

·         Capela São Cristóvão – Oito Casas

·         Capela São Francisco Xavier – Conquista

·         Capela São Mártires das Missões – Frederico

·         Capela São Paulo – Distrito de Aguti

·         Capela São Sebastião – Lageado

·         Capela São Valentim – São Valentim

·         Igreja Assembleia de Deus – Centro

·         Igreja Evangélica – Distrito de Claraíba

·         Igreja Matriz São Vigilio – Centro

·         Igreja São José – Distrito de Claraíba

·         Oratório Bom Jesus de Iguape – Salto

·         Oratório Cristo Rei – Ribeirão da Velha

·         Oratório do Calvário – Trinta Réis

·         Oratório Nossa Senhora Aparecida – Salto

·         Oratório Nossa Senhora Medianeira das Graças – São Valentim

·         Oratório Santa Luzia – Espraiado

·         Oratório Santo Antônio – Ponta Fina Norte

·         Oratório São José – Espraiado

·         Oratório São Roque – Salto

·         Oratório São Sebastião – Tirol

·         Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro – Centro

·         Santuário Santa Paulina – Igreja Nossa Senhora de Lourdes – Vígolo

Turismo religioso internacional

Fora do Brasil, há santuários e cerimônias que convidam pessoas do mundo inteiro a experiências religiosas. Vamos conhecer o principal do turismo religioso internacional?

Taj Mahal — Índia

Mais uma atração turística do que religiosa, impressiona pela beleza e pela história de amor que levou à sua criação.

O Taj Mahal é um mausoléu localizado em Agra, um dos mais conhecidos monumentos da cultura indiana e está entre as sete maravilhas do mundo moderno.

H3: O Grande Buda de Leshan — China

Localizado em um desfiladeiro na confluência dos rios Minjiang, Dadu e Qingyi, o Grande Buda de Leshan é uma estátua de Buda que atrai budistas ou adeptos da cultura oriental em práticas como meditação e yoga.

A escultura é considerada uma das maiores estátuas de Buda do mundo, símbolo forte da cultura asiática, possui 71 metros de altura e mais de 1.300 anos.

Vaticano — Itália

Sem dúvida, o Vaticano é um dos centros mais importantes de peregrinação do mundo. Sede da Igreja Católica, a cidade abriga museus de raridades incalculáveis.

Além disso, oferece experiências com a arte sacra que ficarão na memória por toda a vida, como as visitas ao Museu do Vaticano e à Capela Sistina e Basílica de São Pedro.

Sem dúvida também é uma das cidades mais poderosas da cultura europeia.

Muro das lamentações — Jerusalém

O Muro das Lamentações existe há mais de dois mil anos. É um dos lugares mais sagrados para os judeus.

Dividido em duas partes, uma para mulheres e outra para homens, as orações podem ser feitas tanto em voz alta quanto em silêncio ou até cantadas. Uma curiosidade: somente a partir de 2013 é que as mulheres passaram a poder orar em voz alta.

Lembre-se

Faça seguro-viagem sempre que sair do país e também em viagens nacionais. Assegure sua saúde e evite transtornos na imigração. 

Esteja em dia com as vacinas Covid 19. 

Gostou do conteúdo e se interessou? Acesse nosso site e veja os melhores preços de passagens aéreas para você e sua família! Aproveite e veja mais conteúdos em nosso blog. CAPO, o jeito simples de viajar. 

Não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas, curta nosso post e fale com um de nossos agentes. Será um prazer atendê-lo. 

CAPO Viagens, o jeito simples de viajar 

Colaboradora: Flavia Souza 

Deixe um comentário