Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bariloche: 7 coisas que você precisa saber antes de viajar

Photo by Emilio Luján on Unsplash

Na bela Cordilheira dos Andes, na Patagônia Argentina, está San Carlos de Bariloche, ou apenas Bariloche,

como é conhecida. Um pedacinho da Suíça que caiu na Argentina, famosa por seu chocolate e por seu potencial turístico, a cidade é o destino preferido dos Brasileiros que sonham com a neve, e não pode faltar no repertório de viagem de um bom turista.

Mas nem só de invernos vive Bariloche. Fascinante durante o ano todo, a cidade pode ser visitada em qualquer estação. Saiba porque você deve conhecer esse destino fascinante e porque ele é muito mais que um destino de esqui.

Tempo e quando ir

Bariloche pode ser visitada o ano todo, quem decide a melhor época é você, dependendo do que você espera do destino. Naturalmente, os fãs de esqui e aqueles que desejam ver a neve, seja pela primeira vez ou não, devem ir no inverno, sendo que junho é um mês excelente para isso, pois ainda é baixa temporada, e é quando os flocos de neve já começaram a caírem aos montes. No verão, as trilhas até os belos lagos ficam mais viáveis, atraindo os fãs de um bom trekking e os amantes de ecoturismo.

O que fazer em Bariloche e arredores

Primeiramente, é preciso decidir qual Bariloche você deseja conhecer, se a do inverno ou verão, pois a cidade e as atividades mudam tanto que é como se houvessem duas Bariloches. Mas caso ainda tenha dúvida, não se preocupe. Listamos aqui algumas atividades para cada uma das temporadas, sendo que algumas podem ser realizadas em ambas. Confira nossas dicas e faça sua escolha. Vem com a gente!

Circuito Chico

Inverno e Verão

Introdução a Bariloche, o clássico Circuito Chico pode ser feito tanto no inverno quanto no verão, e é uma ótima forma de dar um panorama de Bariloche, sendo uma excelente opção de primeiro passeio.

Uma espécie de city tour pelos arredores da cidade, de paisagens belíssimas, o Circuito Chico passa por lugares como o Cerro Campanário, Punto Panorámico, Fábrica Rosa Mosqueta, etc. Há bastante variação nas paradas conforme o clima. Com duração de 4 horas, o passeio oferece ao turista a oportunidade de ver pontos turísticos clássicos, ajudando o turista a escolher o que fazer em Bariloche.

Cerro Catedral

Bariloche
Vista da estância de esqui, San Carlos de Bariloche, Patagônia, Argentina. Cerro Catedral.

Inverno

O Cerro Catedral é um passeio obrigatório para quem está em Bariloche. E para quem não está, inspiração para ir. Principal estação de esqui de Bariloche e uma das principais também de toda a Argentina, o Cerro Castor fica há apenas 19 km de Bariloche.

É o principal ponto turístico de turismo de inverno e visitado tanto por esquiadores experientes como por quem deseja aprender a esquiar. O pico desta bela montanha nevada fica a 2100 m acima do nível do mar e oferece belas vistas da região do lago Nahuel Huapi. São 53 pistas com todos os níveis de dificuldade em 120 km de montanha.

Mas o Cerro Castedral é muito mais que uma estação de esqui. Dentro dele há um parque para crianças, escolas de esqui, escorregadores de neve, trenós, boias para escorregar nas descidas e muito mais. Atividade para a família toda, e claro, casais e viajantes solo.

Cerro Otto

Inverno e verão

O Cerro Otto é uma excelente opção de diversão na neve para quem não esquia, sendo assim, uma ótima opção também para famílias com crianças pequenas, para quem deseja um primeiro contato com a neve, ou simplesmente para aqueles que desejam ter um belo visual da cidade, e degustar os doces da Confeitaria Giratória, que, como diz o nome, fica girando, oferecendo assim, diferentes vistas da cidade de Bariloche.

Apesar de ser uma montanha nevada, o passeio a Cerro Otto pode ser feito tanto no inverno quanto no verão. Aliás, muitos acham o lugar mais charmoso no verão, quando está menos lotado. Antes de ir, verifique as condições climáticas, pois o teleférico que, como em outros cerros, levam o turista ao topo, pode fechar por medida de segurança. Fique ligado para não perder tempo.

Ilha Victória e Bosque de Arrayanes

Inverno e verão

Passeio clássico em Bariloche, o passeio a Ilha Victória e Bosque de Arrayanes tem duração de meio dia e não pode faltar em seu roteiro de viagem por lá. Conheça todos os aromas e cores de Bariloche nas águas e bosques em uma excursão fascinante dentro do parque nacional Nahuel Huapi.

Dividido em navegação, trilhas e contemplação, o passeio nada tem de monótono. Conheça o arrayán, que dá nome ao bosque. Com tronco cor de açafrão e flores brancas, o arraryán forma um bosque belíssimo e único.

Veja a bela praia de areia vulcânica, a Praia del Toro, observe pinturas rupestres, feita pelos primeiros habitantes do lugar. Uma coleção de belas paisagens que rende boas fotos e memórias inesquecíveis.

Lago Nahuel Huapi

Inverno e verão

Conhecido por suas águas de um azul intenso e cristalino, o lago Nahuel Huapi tem origem glacial e conta com paisagens belíssimas ao seu redor.

Conheça as belas praias que circundam o lago, cada uma com sua peculiaridade e diversas opções de atividades. O lago Nahuel Huapi é bem extenso e possui 37 km de extensão, vários braços e ramificações, além de uma profundidade considerável e, portanto, não congela durante o inverno, logo pode ser visitado no ano todo.

Caminhar pelo Centro de Bariloche

Inverno e verão

Bariloche é uma das mais charmosas cidades Argentina e a mais elegante da Patagônia. Conhecer a cidade a pé é um deleite para os olhos. Seu estilo alpino suíço ganha um segundo toque da Suíça em seus cafés e chocolatarias.

Faça uma paradinha para apreciar o Lago Huapi de um diferente ponto de vista, compre maravilhosos chocolates feitos em Bariloche em uma das inúmeras lojas, tire belas fotos no Centro Cívico e aproveite para visitar o museu da Patagônia.

Praias

Verão

Sim, Bariloche tem praias, e belíssimas por sinal. São inúmeras praias de águas glaciares, formadas pelo famoso Nahuel Huapi. Conheça a praia do Centenário, uma das mais extensas e concorridas.

Além de perfeita para a prática de kindsurf e windsurf, além de outras atividades, vá a praia do Centro, bem em frente ao Centro Cívico, podendo ser visitada a pé, visite Melipal, uma praia perfeita para crianças.

veja Praia Bonita, que faz juz ao nome e possui uma ótima infraestrutura, conheça a Praia Villa Tacul, uma ótima praia para famílias com crianças. Esta praia está presente no Circuito Chico, mas merece um dia só para ela.

Gastronomia

Nem é preciso dizer, mas… Inverno e verão, claro!

A gastronomia de Bariloche é riquíssima e não vive apenas de fondue, chocolates e vinho, embora eles sejam predominantes em dias frios. Bariloche, assim como toda a Argentina, porém com um toque especial que só poderia vir da Patagônia, oferece diversas opções gastronômicas tendo como base a carne.

Delicie-se com um maravilhoso e suculento cordeiro patagônico, harmonize um vinho argentino com o chocolate de sua preferência, vá até uma casa de chá na Avenida Bustillo, visite a Estrada Cervejeira e prove a cerveja artesanal de Bariloche e não deixe de degustar a famosa truta patagônica.

Lembretes

Não é necessário passaporte para ir até Bariloche, mas caso tenha, leve. Facilita a imigração, e, sejamos sinceros, que viajante não gosta de um carimbo?

A moeda argentina é o peso argentino. Verifique o preço do câmbio aqui e lá antes de trocar seu dinheiro. Seja esperto e economize para sua próxima viagem.

Faça seguro viagem. Assegure sua saúde e evite transtornos na imigração.

Gostou do conteúdo e se interessou? Acesse nosso site e veja os melhores preços de passagens aéreas para você e sua família! Aproveite e veja mais conteúdos em nosso blog. CAPO, o jeito simples de viajar.

Não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas, curta nosso post e fale com um de nossos agentes. Será um prazer atendê-lo.

Colaboradora Flavia Souza

2 Comments

  • Fabiana
    Posted setembro 21, 2022 at 8:01 pm

    Meu próximo destino!

    • lisfigarola
      Posted setembro 23, 2022 at 2:32 pm

      Aproveite muito as montanhas, faça Ski e coma chocolates!

Comments are Closed.