Photo by Luca Bravo on Unsplash
Não se engane: o planejamento de uma viagem internacional não termina com a compra de sua passagem com economia na CAPO Viagens, hospedagem e visto. É preciso respeitar a cultura local (lembre-se, “em Roma, faça como os romanos”) para não passar por mal educado, ou até mesmo se meter em problemas. Por isso, confira as dicas que a CAPO separou para você arrasar na terra do tio Sam:
NÃO DAR OU ECONOMIZAR DEMAIS NA GORGETA
Nos EUA, os 10% não estão inclusos na sua conta, e deixar menos que isso parecerá rude de acordo com a cultura local. Nesses casos, os garçons podem te perguntar se houve algum problema com a comida.
OFENDER-SE CASO RECEBA A CONTA SEM VOCÊ PEDIR
Nós brasileiros temos o costume de ficar “fazendo cera” em restaurante, enquanto os norte-americanos são práticos e objetivos. Se você passar um tempo sem pedir nada, o garçom vai insistentemente te perguntar “como ajudar”, e se mesmo assim você não pedir nada, ele trará sua conta, ainda que não tenha pedido.
TOCAR NOS NATIVOS EM QUAISQUER CIRCUNSTÂNCIAS
Nós brasileiros gesticulamos e nós os tocamos muito ao falar. Os norte-americanos não. Tocar na pessoa enquanto toca é de um grau de intimidade acima de chegar e dar um tapa no ombro com um pouco mais de força aqui.
APONTAR O DEDO OU BALANÇÁ-LO ENQUANTO FALA
Como aqui, pôr o dedo no rosto de alguém é sinal de briga, de “cala a boca”, etc e tal. Mas você já percebeu que nós não fazemos isso (balançar o dedo) apenas nessa situação? Lá, isso não é aceitável
JOGAR PAPEL HIGIÊNICO NO LIXO
Enquanto aqui, o pedido nos hotéis e demais banheiros públicos é para se jogar o papel no lixo, lá, é o contrário. O sistema hidráulico dos EUA é diferente do nosso, por isso, eles podem se livrarem do lixo jogando o papel no vaso sem entupi-lo, e não o fazer é considerado mal educado e anti-higiênico.
BLOQUEAR O CAMINHO
Aqui, não é incomum vemos uma calçada com a passagem bloqueada por um grupo de pessoas andando em linha. Nos EUA, as pessoas andam em fila, e ficam bastante irritadas quando tem a passagem bloqueada por um grupo de turistas. Se estiver em um grupo grande, divida-o em dois.
ATRASAR-SE
Norte-americanos são pontualíssimos. Se você marcou de ser pego no hotel, um horário em um salão de beleza, enfim, chegue no horário. Deixar o outro esperando é muito mal educado.
DEIXAR PESSOAS ESPERANDO
Na mesma linha de “atrasar-se”, demorar a escolher algo, por ex., é muito mal educado. Nos EUA, a fila anda, literalmente.
DESRESPEITAR REGRAS E LEIS
Caso leia, “não alimente os animais”, não o faça. As placas não estão por enfeite e você pode ter sérios problemas!
BEBER DEMAIS
Nos bares e restaurantes, não há a menor tolerância para bêbados. Você pode ser jogado para e até mesmo a polícia pode ser chamada. Portanto, lembre-se: beba com moderação.
Agora que você já sabe o que não fazer na sua viagem, que tal conferir nossas ofertas? Iremos adorar ajudá-lo a realizar seu sonho de viagem.
Colaboradora: flavia souza