Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhores destinos para curtir as festas juninas

As festas juninas são comemorações típicas do Brasil que acontecem durante o mês de junho. O período é marcado pelo clima de alegria e diversão, além de ser um excelente momento para degustar deliciosas comidas típicas, como canjica, pamonha, milho verde e bolo de fubá.  

As festas do mês de junho são uma herança cultural dos imigrantes europeus, principalmente daqueles originários da França, Espanha e Portugal, que se estabeleceram no Brasil durante o período colonial. Com o tempo, essas comemorações foram ganhando novas características, incorporando elementos da cultura local.

Atualmente, as festas juninas são celebradas em diversas partes do país e cada região tem suas próprias tradições. Confira abaixo alguns dos melhores destinos para curtir as festas juninas no Brasil.

Qual o melhor lugar para aproveitar as festas juninas?

Se você quer curtir as festas juninas em um dos melhores destinos do Brasil, não pode deixar de visitar o Nordeste. Além de ser a região que mais mantém as tradições dessa comemoração, também oferece diversas atrações para todos os gostos, desde belas praias até grandes cidades cheias de vida.

Uma das principais atrações das festas juninas no Nordeste é a quadrilha, uma dança típica que simula o casamento caipira. Outra atração que não pode faltar nessa região é o famoso arroz doce, um doce típico feito com leite condensado e canela.

Além do Nordeste, outros destinos no Brasil também são excelentes para curtir as festas juninas. O mês de junho é marcado pelas festas em comemoração a três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João. E é possível encontrar grandes festas em diversas cidades pelo Brasil.

Não sabe onde ir nas festas juninas? Aqui te deixamos uma lista dos melhores lugares para curtir diversas atividades e atrativos! Confira os melhores destinos de viagem para curtir um bom “arraiá”.

Campina Grande/ PA – O maior arraiá do mundo

Conhecido como o “Maior São João do Mundo”, a festa junina em Campina Grande, na Paraíba, dura 31 dias. A festa acontece em diversos pontos diferentes da cidade, sendo o principal no Parque do Povo, também conhecido como “o quartel-general do forró”. Faz parte da tradição shows, espetáculos, quadrilhas e danças, além, claro, dos quitutes típicos. O arraial paraibano atrai cerca de 2 milhões de pessoas por ano e é uma experiência para se levar para vida toda!

Salvador/ BA – Uma festa junina com toque de axé

Se você quer curtir as festas juninas em um ambiente mais urbano, a cidade de Salvador, na Bahia, é o destino ideal. A capital baiana oferece diversas opções de lazer e entretenimento para toda a família, além de ser uma ótima opção para degustar as comidas típicas dessa época do ano.

Considerado como o “Segundo Carnaval”, as festas juninas em Salvador são embaladas pelo som do forró pé de serra, como é conhecido. As bandeiras coloridas tomam conta das praças do Pelourinho, do bairro Coração de Jesus e de diversos pontos da cidade. As festas começam oficialmente no dia 13 de junho, o dia de Santo Antônio, mas o auge do arraial em Salvador são os dias 23 e 24, dia de São João.

Aracaju e Forró Caju de Aracaju/ SE – Arraiá para todas as idades

Também embalado pelo forró pé de serra, a festa junina em Aracaju (ou Arraiá do Povo) acontece na orla do Atalaia e conta com mais de 120 atrações, entre espetáculos e brincadeiras, sempre com aquele toque nordestino tão amado pelos turistas. Já o Forró Caju ocorre à noite, entre os mercados centrais da cidade, atraindo um público mais jovem.

Uma coisa é certa: na Festa Junina em Aracaju, certamente, você encontrará uma explosão de cores e sabores que o encantaram durante os quinze dias de festa.

São Luís/ MA – Folclore e tradição numa festa junina quase sem fogueiras

Em São Luís, o destaque fica por conta do Bumba Meu Boi – boi que ressuscita após o dono ter matado a pedido da sua esposa que estava grávida e com desejo de comer a sua língua. A dança é completamente diferente da que ocorre no Amazonas, e as comidas típicas também diferem do restante do Brasil. A Festa Junina em São Luís é uma experiência riquíssima e emocionante, que encanta milhares de turistas todos os anos.

É tradição. É festa. É para ninguém ficar parado. A festa junina, seja em Campina Grande, seja em São Luís, tem muita história, sabores e encantos.

Olinda (PE) – Festa do Povo de Deus

Considerada uma das maiores e mais animadas festas juninas do Nordeste, a Festa do Povo de Deus acontece todos os anos na cidade histórica de Olinda. São mais de 300 barracas de comidas típicas, além de shows musicais e apresentações de quadrilhas.  A festa dura cerca de um mês e atrai turistas de todo o Brasil.

Se você quer curtir uma boa Festa Junina, Olinda é o lugar ideal! Aproveite para degustar as comidas típicas da região e conferir os shows musicais que acontecem durante toda a festa. Não deixe de visitar a cidade histórica de Olinda, um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Como podemos notar, as festas juninas são bastante diversificadas e o Brasil é rico em variedades de destinos para todos os gostos. Festa é sinônimo de muita diversão, comida típica e quadrilhas, tradição e, como tal, não pode faltar em nosso calendário.

Escolha o seu destino e aproveite a Festa Junina Brasileira! E aí, já escolheu onde vai comemorar? Nos conte nos comentários e clique aqui para comprar sua passagem com economia e segurança. Até a próxima!

Gostou dessas dicas? Acompanhe o blog da Capo Viagens e fique por dentro das melhores festas juninas do Brasil!

Colaboradora Flávia Souza

Deixe um comentário