Frankfurt: uma cidade com atrações turísticas a perder de vista, Parques, museus, monumentos históricos. Separamos 8 passeios que você não pode perder.
Maior cidade do estado de Hesse, Frankfurt am Main, ou apenas Frankfurt, como é conhecida, é uma importante cidade alemã. Centro financeiro e de transportes da Alemanha, a cidade é um paraíso arquitetônico para os amantes de arquitetura. Mas a cidade vai muito além disso!
Considerada por mito como uma dentre as dez melhores cidades do mundo para se viver, com certeza você turista não irá demorar para ver o porquê. A cidade é cheia de história, tradições peculiares, cultura e sabores. Ficou curioso? Confira as dicas CAPO Viagens sobre quando ir e o que fazer em Frankfurt de acordo com cada época do ano. Vem com a gente!
Clima, tempo e quando ir
Frankfurt pode ser visitada em qualquer estação do ano. Fique atento apenas para as oscilações de paisagens e da temperatura, e escolha qual mais lhe agrada.
A cidade possui um inverno bastante rigoroso, verão agradável, outono ameno, que por sinal é quando a cidade fica muito bonita, as árvores ficam com suas folhas avermelhadas, perdendo apenas para a primavera, de temperatura agradável e uma das melhores épocas para conhecer a cidade.
Se for no inverno, certifique-se de levar roupas adequada para temperaturas baixíssimas. A menos que esteja pensando em fazer compras por lá. E lembre-se que as estações do ano são invertidas em relação ao Brasil. Quando aqui é verão, lá é inverno e vice-versa.
O que fazer em Frankfurt
Römemberg, o mais belo cartão postal do Centro Histórico de Frankfurt
Localizada no coração do Centro Histórico (Alsttadt) está Römemberg, o mais belo cartão postal de Frankfurt. Palco de inúmeros momentos históricos, a praça ficou completamente destruída na segunda guerra mundial. Hoje, reconstruída no mesmo estilo arquitetônico e fiel a original nos mínimos detalhes, Römemberg é palco não mais de dias cinzentos, e sim de paz.
É nela que acontece todos os anos as famosas feirinhas de Natal, tão conhecidas no mundo todo por sua beleza e alegria, sob o céu de inverno. Entre a sua praça e a casa Goethe (uma homenagem ao autor do clássico livro Fausto) você encontrará um grande número de turistas e dentre eles, mais brasileiros do que você imagina.
Na praça você encontrará diversos restaurantes, lojas de souvenir, além de um centro de informação ao turista, o que é muito conveniente, caso tenha alguma dúvida, é só dirigir-se para lá. Dali mesmo, é possível fazer diversos passeios, como conhecer a igreja de São Nicolau, por exemplo.
É um lugar bastante fotogênico, e além de cultura, beleza arquitetônica e história, rende belíssimas fotos para você lembrar de Frankfurt por toda a sua vida.
Dica: muitas pessoas, de nativos a turistas, chamam a praça Röemberg de Centro Histórico, o que pode confundir o turista que visita a cidade pela primeira vez. Não se preocupe, saiba apenas que se trata do mesmo lugar.
Main Tower
A atração é muito boa como introdução à cidade de Frankfurt. Tenha uma visão panorâmica da cidade ao subir no topo desse prédio imponente.
Descubra paisagens com mais verdes do que se imagina, veja contrastes que podem passar desapercebidos enquanto se caminha pelas ruas de Frankfurt. O prédio fica num bairro carinhosamente chamado de Mainhattan (uma referêmcia a Manhattan), e oferece ao turista uma outra perspectiva da cidade.
Igreja de São Nicolau
Dentro do Centro Histórico de Frankfurt, próximo à praça Römemberg, está a igreja de São Nicolau. A igreja foi reconstruída após o fim da segunda guerra, juntamente com todo o Centro Histórico. A igreja de São Nicolau é uma igreja luterana. Em estilo medieval, ela conta com incríveis 51 sinos! O interior da igreja vai além da espiritualidade e beira uma obra de arte.
Kaiserdom ou Catedral de São Bartolomeu
Considerada a igreja católica mais importante de Frankfurt, a Catedral, em estilo gótico é um deleite para os olhos até mesmo dos mais incrédulos. Kaiserdom fica no centro da cidade, no Centro Histórico, e como o nome diz, a Catedral de São Bartolomeu em Frankfurt é dedicada ao santo homônimo.
Construída no século XII, a igreja foi reconstruída, como todo o centro histórico, no século XV. O antigo palco de diversas coroações de monarcas alemães é hoje considerado um dos símbolos da cidade.
Bairro do vinho e maçã
Para conhecer o bairro, é necessário atravessar a ponte do Meno, que por si só pode ser considerada um ponto turístico. A visita ao bairro é um passeio gourmet.
Deguste o vinho de maçã, bebida típica local, aprecie a comida típica regional, e viaje para o passado através do cenário e de diferentes sabores. Para completar o passeio, faça uma caminhada pela área, aprecie as pilhas de maçã nas calçadas e descubra por si mesmo o porquê esse bairro é tão tradicional.
Museus
O que não falta em Frankfurt são ótimos museus, de Goethe a arte moderna, prepare-se para mergulhar na história, arte e cultura através dos seus museus. Conhecer a todos em uma viagem regular é impossível, mas há alguns que você não vai querer deixar de fora, e o museu Städel é um deles.
Um dos museus mais importantes da Alemanha, o museu Städel também foi afetado pelo nazismo, tendo centenas de obras confiscadas, e posteriormente sua estrutura também foi afetada, embora nenhuma obra tenha se perdido. Reconstruído em 1963, o museu conta com 2.700 pinturas, 600 esculturas e 100.000 de desenhos, que cobrem mais de 7 séculos de história e arte europeia.
A melhor forma de conhecer o museu Städel é realizando o tour guiado. Conheça Museumsufer, avenida conhecida como a Rua dos Museus, onde não há um único museu, mas vários. A rua em si já é um passeio a parte. À margem do rio Meno, o lugar é muito charmoso.
Tome cuidado para não se perder na bela paisagem e perder os museus de vista! Se você é fã de cinema, não deixe de conhecer Deutsches Filmmuseum (ou Museu do Cinema Alemão), um museu interativo inspirado na sétima arte, visite também o Weltkulturen Museum (Museu das Culturas do Mundo), um museu politizado, dedicado a política e cultura de todas as nações.
Alter Oper
Conheça uma das casas de ópera mais famosas do mundo, a Alter Oper (ou Antiga Ópera, como é conhecida em português). O Alter Opera é uma reconstrução fiel a antiga, que também foi destruída na segunda guerra mundial.
De renome internacional, a Antiga Ópera recebe orquestras do mundo todo, e é considerada uma das melhores óperas clássicas da Europa. Só a arquitetura e a grandiosidade do lugar já valem a visita. Um brinde para os olhos, bem como aos ouvidos.
Kleinmarkthalle
Não deixe de conhecer esse mercado típico de uma cidade cosmopolita como Frankfurt. Ali, você encontrará desde pratos típicos a misturas de sabores de diversas outras culturas, evidenciando o quanto a cidade é multicultural.
Encontre deliciosos pratos prontos por um preço igualmente apetitoso, bons vinhos e até mesmo flores. Kleinmarkthalle é muito mais que um mercado, é também um ponto turístico.
Caminhar pelas ruas da cidade e à margem do rio Meno
O rio Meno está para a Alemanha como o Sena está para a França, ou o rio Tâmisa para a Inglaterra. Caminhar pelos arredores, bem como à margem do rio, é um passeio à parte que você pode fazer por conta própria e sem custo.
A cidade de Frankfurt, famosa por sua arquitetura, não desaponta ao unir o clássico ao contemporâneo. Uma miscelânea de construções contrastando séculos de história à arte contemporânea, esculpida nas paredes de seus arranha-céus, com todo o charme do Rio Meno à margem.
Uma outra forma de conhecer o rio é fazer um minicruzeiro, que além de mostrar um novo olhar da cidade, proporciona ótimas experiências gastronômicas.
DICAS
Cada país tem seus costumes, e como já diz o bom ditado, “em Roma, faça como os romanos”. Agora, fique com a CAPO Viagens e, na Alemanha, faça como os alemães.
O que não fazer na Alemanha:
Não faça carinho em pets de estranhos
Não faça expressão de nojo quando assoarem o nariz na sua frente
Não brinde com um alemão sem olhar olho no olho
Não fique parado do lado esquerdo numa escada rolante
Não atravesse a rua com o sinal de pedestre fechado
Seja pontual
Tire seus sapatos antes de entrar na casa de alguém
Lembre-se:
Faça seguro-viagem sempre que sair do país. Assegure sua saúde e evite transtornos na imigração.
Esteja em dia com as vacinas Covid 19.
Gostou do conteúdo e se interessou? Acesse nosso site e veja os melhores preços de passagens aéreas para você e sua família! Aproveite e veja mais conteúdos em nosso blog. CAPO, o jeito simples de viajar.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas, curta nosso post e fale com um de nossos agentes. Será um prazer atendê-lo.
CAPO Viagens, o jeito simples de viajar
Colaboradora: Flavia Souza