Photo by Fernando Távora on Unsplash
A gastronomia argentina possui grande influência europeia, no entanto, em maior e menor escala, há traços de outras quatro grandes culturas. São elas: indígena, africana e até mesmo dos guaranis e andinos. E é essa miscigenação que faz da gastronomia argentina tão única.
Conheça agora alguns dos principais pratos argentinos que irão inspirar você a conhecer esse país tão rico gastronomicamente e único. Vem com a CAPO!
Parrillada
A famosa parrillada nada mais é que o churrasco argentino. Mas em que o churrasco argentino difere tanto do brasileiro? Nós explicamos. Primeiro, no corte da carne. Essa parte é essencial, pois a forma como você corta e posiciona a fibra da carne faz toda a diferença no churrasco. Depois, vem a forma de assar.
Na argentina, a carne é assada em lenhas duras em brasas e não no carvão. E por último, os acompanhamentos. Aqui, usamos arroz, molhos, saladas… esqueça isso no churrasco argentino. A carne é a estrela da festa. Espere, no máximo, milho e linguiça. E buen provecho!
Não sabe para onde ir na Argentina? A gente te ajuda. Confira:
Empanada
A empanada argentina se assemelha ao pastel português, e disputa o pódio de melhor empanada do mundo com a empanada chilena. Para o gosto brasileiro, acredito que a empanada argentina seja mais agradável, pois é recheada com ingredientes que todos nós amamos: carnes e queijos. Já a chilena leva frutos do mar e passas em suas receitas. O qual uns amam, outros nem tanto, e alguns são alérgicos.
Choripán
Cuidado para não confundir choripán com chorizo. Sei que parece improvável, mas quando estamos em outro país, e inseridos em outro idioma e cultura, confusões do tipo podem acontecer. O choripán é um sanduíche recheado com linguiça toscana local, vinagrete, queijo e salada. Barato e muito saboroso, o lanche é bastante conveniente quando bater aquela fome durante um passeio, já que é facilmente encontrado.
Chorizo
Tão famoso por aqui que muitos pensam tratar-se de uma receita, mas não. O bife de chorizo nada mais é que um corte de carne. Extraído da parte dianteira do contrafilé bovino, ao lado do bife de ancho e da alcatra, esse corte especial possui uma generosa camada de gordura em sua lateral. Além de uma quantidade ideal de marmoreio, que é aquela gordura entremeada às fibras da carne. Excelente!
Medialuna
Semelhante ao croissant francês, as medialunas possuem formato de meia lua, o que dá nome ao prato. São muito fáceis de encontrar, e podem ser recheadas com doce de leite, goiabadas ou até mesmo recheios salgados.
Pizza
Se a Itália foi a criadora da pizza, pode-se dizer que a Argentina foi quem elevou o prato a um novo patamar. Ao menos para os latino americanos. A massa tende a ser mais grossa e crocante, e o recheio, farto em queijo e cebola. É um prato que os argentinos adoram, e que com certeza, cairá em suas graças também.
Alfajor
Pare de desperdiçar ingredientes tentando fazer um verdadeiro alfajor em casa. Vá para a Argentina e prove o original. Sobremesa tradicionalíssima na terra dos los hermanos, o alfajor é um doce composto de duas camadas de massa crocante, recheado com doce de leite e coberto com chocolate. Uma delícia!
Dulce de Leche
Um dos segredos do alfajor, já que faz parte do seu recheio, o doce de leite argentino possui reconhecimento internacional por seu sabor e textura. Exportado para vários países do mundo, sendo o Brasil um deles, o dulce de leche argentino não poderia ficar de fora dessa lista!
Especial – Harmonização
Vinho Merlot e Cordeiro Patagônico
Para fazer essa harmonização como se deve, você deve escolher a Patagônia como destino (mesmo que você encontre o cordeiro em outras regiões da Argentina, nada se compara a uma carne fresca, não é mesmo?). As opções são amplas, e todas maravilhosas.
Ushuaia, El Calafate, Bariloche… escolha o destino patagônico de sua preferência, e, preferencialmente no jantar, faça essa harmonização.
O cordeiro patagônico é diferente de qualquer cordeiro que você tenha provado, enquanto o vinho Merlot, com seu sabor equilibrado e final de boca redondo e macio, harmoniza perfeitamente com o cordeiro. Para fechar a noite com chave de ouro, harmonize o vinho não com chocolate, mas quase: com um delicioso alfajor artesanal, e pronto, temos a receita para uma noite maravilhosa e inesquecível!
Dicas de destinos na patagônia argentina para você se inspirar
DICAS
Se o seu destino na Argentina não for a Patagônia, você pode fazer a mesma harmonização citada acima com a parrillada ou com o chorizo.
Caso seja sua primeira vez na Argentina, não se preocupe: as rixas entre brazucas e los hermanos só ocorrem no futebol, e ainda assim, é mais uma lenda para animar os jogos do que um verdadeiro embate físico. Argentinos são educados e hospitaleiríssimos.
Não faça câmbio do seu dinheiro no Brasil. Economize seu dinheiro! A Western Union tem as taxas de câmbio mais favoráveis dentre os dois países, e o melhor: você não precisa de cartão de crédito. Basta enviar o valor que deseja cambiar e retirar lá. É simples e seguro.
Faça seguro viagem. Evite transtornos na imigração e assegure sua saúde.
Esteja em dia com as vacinas para Covid 19.
Gostou do conteúdo e se interessou? Acesse nosso site e veja os melhores preços de passagens aéreas para você e sua família! Aproveite e veja mais conteúdos em nosso blog. CAPO, o jeito simples de viajar.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas, curta nosso post e fale com um de nossos agentes. Será um prazer atendê-lo.
Por: Flávia Souza