O Brasil é enorme e por isso trouxemos para você mais dicas de destinos de ecoturismo no nosso país. Confira e monte seu roteiro com todas as opções disponíveis!
Em outro momento vimos os 5 destinos de ecoturismo no Brasil que você precisa conhecer. Mas, para nós e para você, somente 5 não são suficientes diante da imensidão do nosso país.
Portanto, trouxemos mais alguns lugares possíveis para você conhecer as belezas naturais brasileiras e embarcar na vibe do ecoturismo. Vem com a gente!
1) Chapada Diamantina/BA
No coração da Bahia, na cidade de Lençóis, está o parque nacional da Chapada Diamantina. Uma região de serras, lagos cristalinos e cachoeiras belíssimas.
Por lá, você pode flutuar no Poço Azul – e quando digo azul, queremos dizer Azul mesmo! -, e ainda deslizar pelo tobogã natural em Ribeirão do Meio, navegar pelo “Pantanal Baiano” em Marimbus, praticar rapel ou tirolesa no Poço do Diabo, nos seus 20 metros de altura.
Vale também descobrir paisagens impressionantes durante o percurso de trekking e conhecer os atrativos culturais e gastronômicos da região.
2) Brotas/SP
Brotas é um destino ecoturístico de aventura, situado no interior de São Paulo. Há diversos rios para praticar rafting, rapel e tirolesa. Recomendamos que você aproveite para conhecer o Parque dos Saltos, um lugar dentro da cidade com pequenas cachoeiras, belas e preservadas.
Além disso, faça a trilha até o Recanto das Cachoeiras e contemple as belíssimas quedas d’água, encante-se com a nascente de águas cristalinas na fazenda Areia que Canta, conheça as belíssimas cachoeiras do Ecoparque Cassorova e não deixe de visitar o CEU (Centro de Estudos do Universo), é interessantíssimo.
3) Chapada dos Veadeiros
Declarada patrimônio mundial pela UNESCO desde 2001, a Chapada dos Veadeiros, no Alto Paraíso de Goiás, não pode faltar no roteiro de um bom ecoturista. O destino faz parte do cerrado brasileiro e é repleto de cachoeiras a perder de vista, conta ainda com cânions, lagoas e piscinas naturais.
Prepare-se para deslumbrar com as águas de tom caribenho na cachoeira de Santa Bárbara, aumentar a sua intimidade com a natureza na Trilha do Mirante da Janela, se revigorar com um banho de águas termais no Jardim Maytrea. A lista do que fazer por lá é interminável.
E o melhor: muitos dos passeios podem ser realizados sem guia, já que o destino é muito bem sinalizado. Além de economizar, a viagem se tornará mais intimista e fará com que sua conexão com a natureza seja muito maior. Isso sem falar na sensação de liberdade que, com certeza, tornará sua viagem única e inesquecível.
4) Cataratas do Iguaçu/PR
Diferente de Brotas, a Cataratas do Iguaçu é um destino ecoturístico contemplativo. Eleita uma das sete maravilhas naturais do mundo, suas 275 cachoeiras formam o maior conjunto de quedas d’água do mundo. Você pode avistá-las tanto através do mirante quanto num passeio de bote, onde o guia costuma chegar bem pertinho de algumas, fazendo com que você sinta aquela brisa refrescante e revigorante.
Não deixe de visitar também o Parque das Aves, que reúne e preserva espécies raras da nossa mata Atlântica. Aproveite também para visitar o lado argentino (para tal, esteja com seus documentos em mãos) e descubra que a rivalidade com os nossos hermanos se limita única e exclusivamente ao futebol.
E assim, aos poucos, o seu arsenal de conhecimento sobre ecoturismo no Brasil vai aumentando, assim fica fácil para você montar um roteiro, aproveitar com a Capo Viagens, viajar e fazer um ecoturismo no Brasil.
Colaboração Flavia Souza