Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Confira 7 dicas do que não deixar de fazer para ter uma viagem incrível 

É impossível negar que viajar é sempre bom, seja para curtir, descansar, explorar, fazer tour gastronômico, ou apenas para sair da rotina. Contudo, para que a viagem seja incrível, é vital se atentar ao que não deixar de fazer, a fim de garantir o melhor passeio da sua vida.

Porque se preocupar com o que não fazer em uma viagem?

Antes de mais nada, viajar é algo sensacional, que te permite sair da rotina e desfrutar de ótimos instantes sozinho, com a família ou amigos. Por esse motivo, é muito importante saber o que não fazer para curtir da melhor forma possível esse momento.

Esteja preparado para evitar problemas em sua viagem

Pode-se afirmar que realizar uma viagem está associado a explorar novas culturas, costumes, culinária e até mesmo, em caso de idas ao exterior, outros idiomas. Mas, se você é um viajante novato, dentro ou fora do seu país, irá passar por alguns perrengues.

De modo geral, as pessoas optam por visitar os locais que não conhecem e que por algum motivo, acreditam ser interessantes, porém, para se ter um trajeto tranquilo, é preciso se preparar.

Ao ter isso em mente, confira a seguir algumas dicas do que não fazer em uma viagem para conseguir ter um passeio inesquecível.

1 – Não fazer um roteiro para a viagem

Criar um bom roteiro é o primeiro ponto que não pode ser deixado de lado ao se pensar em fazer uma viagem. Este, afinal, serve como um guia e auxilia com o tempo que irá dedicar aos passeios, pontos turísticos, bem como, te ajuda a não esquecer de nada.

Embora planejar os programas pareça ser um trabalho em vão é muito necessário, visto que ajuda em diferentes pontos relacionados a sua viagem, tais quais:

  • evita que ocorram muitos contratempos;
  • colabora com menos gastos;
  • auxilia você a priorizar o que realmente importa.

Ele serve não apenas para as viagens longas, mas também para passeios curtos de um fim de semana, por exemplo, nesses casos é ainda mais importante. Todavia, ter em mãos um roteiro, te possibilita tirar o melhor proveito do momento e sem surpresas.

2 – Deixar de explorar a região

Apegar-se apenas aos pontos turísticos famosos e não explorar a região é um dos principais erros que os viajantes cometem durante a viagem. De acordo com a temporada em que decidir viajar, o destino escolhido pode estar cheio e pouco agradável.

Caso a sua vontade seja descansar e relaxar, busque explorar sua rota durante a baixa temporada da região, isso vai evitar muitas filas e tumultos. Mas, se escolher a data não é uma opção para você, o ideal é pesquisar outras áreas menos agitadas.

Um guia pode ajudá-lo a encontrar o destino perfeito

Uma ótima ideia é conversar com nativos, eles conhecem bem o local e na maior parte das vezes, sabem de lugares paradisíacos e pouco explorados. Outra opção é optar por um guia de turismo local, um aliado na hora de viajar e que facilita o processo para você.

3 – Levar roupas demais

Convém lembrar que roupas demais são um grande estresse que, por vezes, é desnecessário, já que, o maior tempo você estará com a mesma peça. Logo, excesso de roupas significa malas pesadas e desconforto durante todo trajeto que precisar carregá-las.

Leve em sua mala peças coringas

Com o propósito de tornar a viagem mais leve e tranquila, carregue consigo opções que possam ser combinadas entre si, para evitar grandes volumes. Portanto, planeje os passeios, horários e considere as trocas de vestimenta que vai precisar fazer.

4 – Não realizar um planejamento financeiro para viagem

O fator financeiro está entre os principais motivos pelos quais as pessoas não fazem tantos passeios quanto gostaria. Por isso, planejar é crucial para que se possa aproveitar ao máximo o período da viagem, assim, algumas pontos a considerar são:

  • criar um roteiro e analisar os gastos do mesmo;
  • custos com estadias, alimentação e locomoção;
  • o período que pretende ir, se é baixa ou alta estação;
  • valor das passagens.

Planejar seus gastos evita que se abale com possíveis surpresas com gastos inesperados, então, uma boa ideia é incluir nos planos uma reserva de emergência. Além disso, lembrar de analisar o preço médio dos restaurantes e passeios para anotar os seus custos.

Viajar na alta temporada gera despesas maiores

Vale ressaltar que durante a alta temporada, todos os valores do destino sobem, as passagens, hotéis, alimentação, tal como, o valor pago em passeios turísticos. Isto posto, a forma mais barata de viajar é optar por meses de baixa temporada.

Caso a sua viagem seja de carro, não esqueça de traçar a rota e colocar nos cálculos os gastos com combustível, pedágios e possíveis paradas, inclusive, antes de sair, é vital revisar o veículo.

5 – Adiar a compra de passagens

Dentre os erros que não devem ser cometidos na sua viagem é deixar para comprar as passagens, sejam aéreas ou não, em cima da hora. Não apenas por conta dos preços que ficam mais altos quando próximo a data, mas também pelo risco de falta da mesma.

Quando comprar o seu ticket de viagem?

O ideal é comprar a passagem pelo menos 60 dias antes da data em que irá viajar para garantir bons preços. Conforme isso, antes de sair de casa, não deixe de conferir todos os documentos, para evitar que ocorram problemas devido a falta deles.

6 – Desconhecer as formas de comprar a moeda local

No caso de uma viagem ao exterior, com objetivo de ter o melhor rendimento, nunca deixe de pesquisar as melhores formas de comprar a moeda local. É comum que as pessoas façam isso nos aeroportos, contudo, esse é um grande erro.

Ali, quase sempre, contam com valores que não são bons para os viajantes, assim, a melhor opção é trocar apenas uma quantidade mínima. Após isso, ao chegar no hotel, busque por meios mais viáveis de conseguir um bom valor para a compra da moeda local.

Não guarde todo o seu dinheiro em um só lugar

Outro ponto é não guardar todo o seu dinheiro em só um lugar. Já que, em caso de perda de bolsas, por exemplo, isso pode custar todo o seu orçamento. Desse modo, separe valores, guarde-os em locais diferentes e ao sair, leve apenas o que vai precisar.

7 – Não levar um kit de emergência para viagem

Com certeza, a meta de qualquer viagem é o lazer, ninguém pensa em ir para outra cidade para se sentir mal ou sofrer algum acidente. Entretanto, os imprevistos podem acontecer a qualquer momento, então, é bom estar prevenido para diferentes situações.

Em razão disso, não deixe de levar remédios para:

  • gases;
  • azia;
  • ânsias;
  • enjoos;
  • dor de cabeça;
  • analgésico;
  • antialérgico.

O curativo é sempre bom para eventuais cortes e também para ajudar com incômodos provenientes de um calçado apertado. Assim, com todas essas 7 dicas, você estará mais do que pronto para viver ótimas experiências em suas viagens nacionais e internacionais.

Deixe um comentário