Segunda cidade mais populosa do país, Barcelona é a capital da comunidade autônoma de Catalunha, na Espanha, sendo um dos principais centros turísticos, comerciais e culturais do mundo. Possui uma rica herança cultural, com destaque para as obras arquitetônicas de Antoni Gaudí e Lluís Domènech i Montaner, que foram designadas Patrimônio Mundial da UNESCO.
A capital catalã é um centro de esportes, sendo o seu porto o mais movimentado da União Europeia. O idioma é o espanhol, com algumas diferenças de sotaques, vocabulário… entre o espanhol latino americano, mas mesmo assim, o nosso portunhol é perfeitamente compreendido e vice-versa. Com um transporte público eficiente e uma arquitetura única, saiba porque este destino não pode faltar no seu próximo roteiro. Quer saber mais? Então, vem com a CAPO!
Tempo e quando ir
Um destino para o ano todo, o clina mediterrâneo confere a Barcelona invernos ensolarados e verões com pouca chuva. Caso tenha flexibilidade, indicamos ir na primavera (entre maio e junho). Se puder, evite o mês de agosto. Aliás, essa dica não vale apenas para Barcelona, mas para toda a Europa.
Mês de férias na Europa, bem como nos Estados Unidos (que podem estar visitando o destino), agosto é um mês em que a cidade está muito movimentada, tornando os serviços nos restaurantes mais lentos, as filas maiores, as lojas cheias… tornando difícil a tarefa do turista em fazer uma viagem completa e dinâmica.
O que fazer em Barcelona
Um museu a céu aberto, a Disney arquitetônica, Barcelona é um paraíso para os amantes da arte, a realização para os amantes da cultura e história além de um deleite para os apaixonados pelo mar. Paraíso gastronômico, Barcelona é um destino coringa: se encaixa ao perfil de qualquer viajante. Confira as dicas que separamos para você aproveitar ao máximo esse destino fascinante. Prontos para decolar?
Faça o Roteiro Gaudí
Um dos maiores expoentes do modernismo catalão, Gaudí é o arquiteto mais importantes da Espanha. O arquiteto transformou Barcelona em sua tela, e ali imortalizou sua obra de arte, que perdura até hoje.
Seu acervo conta com obras como Sagrada Família, um imponente templo católico considerado por muitos a sua master piece e expoente da arquitetura catalã, o Parque Guell, um enorme jardim que chama a atenção pela obra grandiosidade da arquitetura presente dentro de um parque urbano, a casa Milà, também conhecida como La Pedrera. Em estilo art decó, a Casa Milà tem uma réplica de apartamento de uma família burguesa de Barcelona do princípio do século XX.
Visite também a Casa Batllò, em estilo modernista catalão, a Casa é uma das obras mais enigmáticas de Antonio Gaudí. Talvez o auxílio dos arquitetos Josep Maria Jujol e Joan Rubió i Bellversituado tenha influência no resultado magnífico e indecifrável dessa obra, que hoje é transformado em museu. O passeio é perfeito para… você! Seja amante da arquitetura ou futuro apaixonado por essa arte, afinal, depois de Gaudí, não há como se render a esse brinde para os olhos e a alma.
Parc de la Ciutadella
No coração da cidade, está o parque mais antigo de Barcelona, e que por muitos anos, foi o único parque da cidade. O parque conta com uma fonte imponente e um lago de outro nível, e essa, na opinião de muitos, é a parte mais bela do Parc de la Ciutadella. O parque pode ser visitado o ano todo, naturalmente, a paisagem muda bastante de uma à outra, sendo a primavera a mais bela de todas, seguida pelo outono.
É muito frequentado por esportistas, famílias com crianças, casais, jovens e, claro, muitos turistas. E se você pensa que Gaudí escapou dessa, se enganou. A colaboração do arquiteto deu um toque especial ao projeto, que sobrevive até os dias de hoje.
El Gòtic (bairro Gótico de Barcelona)
Conheça esse bairro com ruas estreitas e medievais, porém repletas de bares modernos e uma infinidade de bons restaurantes. Visite a Plaça del Pi, em homenagem à igreja gótica adjacente, que abriga um mercado de arte de fim de semana. Deguste a excepcional gastronomia catalã em um de seus restaurantes.
Perca-se dentre os inúmeros museus, catedrais e praças do bairro, como o museu da História de Barcelona, a Catedral da cidade, e a Plaça Reial. A melhor forma de conhecer o bairro é a pé mesmo, primeiro, pela quantidade de turistas, e segundo, pela oportunidade de prestar atenção a cada detalhe, sem pressa, sem roteiro ou qualquer coisa que possa tolher a sua liberdade de seguir ao sabor do vento por esse bairro único e surpreendente.
Museu Picasso de Barcelona
Principal museu da cidade de Barcelona, o Museu Picasso é uma de arte já do lado de fora. De nome autoexplicativo, o museu se destina a expor as obras do artista Picasso.
Um ponto auto do museu, é que as galerias subdividem entre as fases do pintor, deixando em evidência a evolução do artista, obra a obra. Uma prova de que nada nem ninguém é tão bom que não possa melhorar. Trazendo isso para nós, viajantes, jamais teremos uma bagagem de vida tão boa que não possa ser melhorada. Partiu Barcelona, então?
Praia de Barceloneta e Sant Sebastià
Tire um dia para relaxar em uma das praias de Barcelona. Enquanto Barceloneta é menos movimentada, Sant Sebastià é mais agitada. Na dúvida, passe meio período em cada uma. As duas praias contam com excelente infraestrutura e ótimos beach clubs. Um passeio excelente para quem está em Barcelona no verão.
Gastronomia
A gastronomia faz parte da cultura de um povo, e sendo Barcelona um destino predominantemente cultural, não deixe de provar os pratos típicos da cidade. Prove o Pa amb tomàquet, um misto de tomates sobre o pão, muito apreciado como lanche rápido. Deguste a Escalivada, um prato muito saudável à base de beringela e cebola, geralmente servido como aperitivo, mas que também pode acompanhar o prato principal.
Saboreie a Coca de Recapte, uma espécie de torta a qual você vai querer recaptar o sabor por toda a vida, feita com uma massa semelhante a uma pizza, essa torta é um dos pratos mais típicos da cozinha catalã. Acaricie seu paladar com a bomba de la Barceloneta, semelhante a uma coxinha brasileira na descrição, porém muito diferente no sabor e aparência e não deixe de adoçar a vida com a crema catalã, uma bela sobremesa à base de leite, gemas, limão, canela, açúcar e amido. Uma delícia!
DICAS
Assim como é mais vantajoso cambiar o seu dinheiro lá, caso pense em compras roupas para neve, deixe para comprar lá. Além de economizar, você terá peças mais exclusivas.
Faça seguro viagem sempre que sair do país. Assegure sua saúde e evite transtornos na imigração.
Esteja em dia com as vacinas Covid 19.
Gostou do conteúdo e se interessou? Acesse nosso site e veja os melhores preços de passagens aéreas para você e sua família! Aproveite e veja mais conteúdos em nosso blog. CAPO, o jeito simples de viajar.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas, curta nosso post e fale com um de nossos agentes. Será um prazer atendê-lo.
Gosta de viajar pela Europa? Veja também: O que fazer em Frankfurt
Colaboradora Flavia Souza