Que Fernando de Noronha é um dos destinos mais bonitos do Brasil e do mundo não é novidade. E o que também não é novidade, é que a falta de planejamento pode arruinar a experiência de viagem, não importa quão paradisíaco seja o destino.
E pensando em você, cliente CAPO, criamos um roteiro com as melhores dicas de passeios, restaurantes e gastronomia, para que você curta sua viagem como merece!
Roteiro de uma semana em Fernando de Noronha
Primeiro dia
Ao chegar à ilha, procure uma praia próxima para passar o fim da tarde. Assista ao pôr do sol no Boldró, ou no bar do Meio. E descanse pelo resto do dia. Não marque passeios para o dia da chegada. Comece com chave de ouro no dia seguinte, num passeio incrível de tirar o fôlego.
Importante: logo que chegar à Fernando de Noronha, pague a segunda taxa, que dá acesso às paradisíacas praias Baía do Sancho, Baía dos Porcos, etc. Você vai precisar logo no dia seguinte, e em boa parte da viagem. Caso deseje realizar alguma trilha guiada, o agendamento é feito no mesmo lugar, e é bom garantir sua vaga com antecedência, pois a concorrência é bem apertada.
Segundo dia
Volta a ilha – passeio de barco (dia inteiro)
Esse passeio é imprescindível para aqueles que estão em Fernando de Noronha pela primeira vez. No entanto, não faz tanto sentido para quem já a conhece, a não ser que você faça questão. O passeio de Volta à Ilha passa pelos principais pontos turísticos de Noronha. Conheça o lugar de reprodução de tubarões, as praias mais paradisíacas do Nordeste e do mundo.
Aproveite a pausa para snorkel e veja cardumes coloridos, tartarugas gigantes, arraias e pasmem: tubarões. Importante: alugue seu equipamento de mergulho, não inclusos no passeio.
Terceiro Dia
Passeio de barco – contemplação de golfinhos
Passeio realizado pela manhã. Desfrute desse delicioso passeio contemplativo pela ilha. Com parada para snorkel, esteja prevenido e não deixe de alugar seu equipamento ou levar o seu próprio. Na volta, prepare-se para contemplar um cardume de golfinhos, que margeiam o barco.
Segundo os guias, os golfinhos fazem isso para proteção de fêmeas e filhotes, pois “pensam” estarem a guiar o barco para longe, enquanto os marinheiros fingem estarem a serem guiados. Há também a opção de passeio de caiaque. Neste você é o marinheiro e terá de remar em compensação, por ser uma embarcação mais baixa, é possível ouvir os sons dos golfinhos se comunicando.
É expressamente proibido tocar os golfinhos, alimentá-los, bem como qualquer outro animal em Fernando de Noronha.
Mas por quê?
Explicamos. Fernando de Noronha é uma ilha em preservação. A inteiração homem versus animal na ilha segue o padrão Adão e Eva. Quando criamos uma rotina de alimentação e vínculo interativo com um animal, estamos criando hábitos de um animal de cativeiro em um animal livre. Num dia de chuva, por exemplo, ele esperará por você. Por isso, reiteramos, não toque nem alimente os animais.
Quarto dia
Mergulho de cilindro
Este é um passeio opcional, já que alguns turistas podem ter algumas restrições. Porém, se tem um lugar o qual todo turista deveria se desafiar e realizar o mergulho de batismo, é Fernando de Noronha.
Há duas opções para realização do mergulho. A primeira é um pouco mais afastada, e bem mais cara. A segunda é na praia do Porto. Não se deixe enganar pela orla, não tão bonita. A praia do Porto é o melhor ponto de mergulho da ilha. Isso porque ela conta com um naufrágio que, repleto de musgo, atrai toda a sorte de animais. Além dos barcos aportados, que seguem o mesmo padrão.
Se estiver em dúvida, faça o mergulho de snorkel ao final de um passeio na ilha (todos param na praia do Porto), e comparem com o mergulho que se realiza na parada dos passeios. Isso irá te ajudar a tomar a melhor decisão.
Quinto dia
Retorne ao local qual você mais gostou
Você se lembra que falamos que o passeio de volta a ilha tem como objetivo dar uma visão panorâmica da ilha, para que você possa voltar aonde mais gostou? Pois é hora de fazer isso. Caso queira voltar a Baía do Sancho, Baía dos Porcos, lembre-se de que elas não têm infraestrutura, portanto, leve seu lanche. E água, muita água. Hidratação em Noronha é palavra de ordem.
O transporte público cobre os principais pontos de Fernando de Noronha, na verdade, ele cobre praticamente toda a ilha. Economize! Use transporte público. Não é super lotado e é super rápido e acessível.
Sexto dia
Conheça a praia do Cachorro, praia do Meio, bar do Meio (opcional)
De acesso fácil, essas praias não estão inclusas em nenhum passeio. O acesso até elas é feito a pé ou de transporte público, dependendo da sua localização. No entanto, elas são bem belas e agradáveis. A praia do Cachorro, especificamente, possui a melhor infraestrutura costeira de toda a ilha.
Já a praia do Meio é mais rústica, e o acesso até ela pode ser feita a partir da praia do cachorro, na maré baixa. O bar do Meio não é dos mais baratos, mas possui uma bela vista do pôr do sol, além de contar com excelente música ao vivo. Para esse horário, é necessário reserva prévia.
Sétimo dia
Assista ao nascer do sol do alto do Morro do Piquinho
Dia de ir embora, mesmo assim, é possível aproveitar e levar para casa uma lembrança incrível! Os voos em Noronha costumam ser na parte da tarde. Levante bem cedo, vá a praia do Cachorro, lá você encontrará vários guias freelancers oferecendo esse serviço (os agendados começam a trilha muito cedo). Melhor ainda, seria agendar um dia antes.
É uma trilha segura e tranquila, mas cansativa. Comece antes do nascer do sol, e veja-o emergir da água no ponto mais alto da ilha. Simplesmente incrível!
Finalizando
Feche o dia com chave de ouro com um bom almoço no restaurante Cacimba, um dos melhores da cidade. Recomendamos o arroz de polvo, um prato leve para quem está prestes a voar. Mas caso não goste de frutos do mar, há excelentes opções de carnes de sol, peixes e frango. Tudo com um bom toque gourmet.
O único porém é que o restaurante abre tarde e dependendo do horário do seu voo, isso pode ser um inconveniente. Nesse caso, você pode jantar no Cacimba um dia antes, e pedir um prato para viagem, caso sua pousada conte com micro-ondas e geladeira (muitas tem).
No aeroporto
O aeroporto de Fernando de Noronha é pequeno, quente e sem muita infraestrutura. A ilha é bem pequena, dá pra programar bem o tempo para não se atrasar. Mas também, procure não chegar tão cedo, pois a espera será cansativa. Pergunte aos agentes da cia aérea qual o horário mais adequado a chegar.
Mesmo que você se assuste com o horário aparentemente apertado que irão te dar, siga as instruções. Acredite: será suficiente!
Lembre-se
Faça seguro-viagem sempre que sair do país e também em viagens nacionais. Assegure sua saúde e evite transtornos na imigração.
Esteja em dia com as vacinas Covid 19.
Gostou do conteúdo e se interessou? Acesse nosso site e veja os melhores preços de passagens aéreas para você e sua família! Aproveite e veja mais conteúdos em nosso blog. CAPO, o jeito simples de viajar.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas, curta nosso post e fale com um de nossos agentes. Será um prazer atendê-lo.
CAPO Viagens, o jeito simples de viajar
Colaboradora: Flavia Souza