Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Viagem espiritual: dicas de viagem e melhores lugares para visitar

Que tal uma viagem espiritual para relaxar, respirar fundo e recuperar o que perdeu de si mesma na enxurrada de tarefas que a vida conectada exige?

Sabia que os brasileiros estão em terceiro lugar — no mundo! — em tempo de permanência na internet? Uma viagem para relaxar de verdade é tudo o que você precisa para perceber o quanto pode viver sem computador, tablet ou celular.

E mais! Para perceber o absurdo que é fazer atividades simultâneas, por exemplo, almoçar e responder mensagens do Instagram.

Agora pense numa coisa: se sua agenda está essa loucura, imagine como está sua mente?

O que é viagem espiritual?

O objetivo de uma viagem espiritual é o autoconhecimento e a descoberta do sentido da vida.

Todo mundo, em algum momento, se sente perdido em seus próprios objetivos e propósitos, e quando pratica uma religião, pode buscar nela um mergulho mais profundo para encontrar tais respostas e descansar.

Nesse sentido — embora também possa acontecer numa viagem de férias — o intuito de uma viagem espiritual é aproveitar momentos a sós, a fim de entrar em contato com as próprias emoções e pensamentos.

Benefícios

Há diversas pesquisas que reforçam os benefícios da prática da espiritualidade — e tudo pode começar numa viagem com esse propósito. Como se fosse o marco zero, sabe?

Uma viagem espiritual permite encontrar o equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito, o que, por sua vez, traz qualidade de vida sem igual.

Se você se sente ansiosa, deprimida, com propósitos confusos e com dificuldade de realizar tarefas cotidianas, talvez um redirecionamento espiritual possa ajudar a trazer mais alegria, vitalidade e bem-estar para sua vida.

Como? Confira mais!

Desconectar

As redes sociais já se tornaram uma extensão de nós mesmos. Impossível viver desconectado — por razões profissionais ou sociais.

Mais do que isso, é fácil cair na cilada de viver em função do celular e da ininterrupta checagem de mensagens. Por isso desconectar é uma premissa básica numa viagem espiritual.

Além dos aparelhos eletrônicos, da internet e aplicativos, você deve se desconectar mentalmente de pessoas, situações e lugares.

Relaxar

Uma vez afastada de tudo aquilo que atrapalha sua paz interior, é hora de relaxar. Na prática, significa mover o corpo com consciência, reaprender a respirar fundo e aproveitar a beleza do lugar.

Em resumo, consiste em estar presente. Sem pensar no futuro ou no passado. Significa contemplar tudo aquilo que você está sentindo, pensando, vendo, cheirando, tocando, provando o sabor.

Autoconhecimento

Quando tudo isso que mencionamos acontece, você passa a se observar melhor, a dar nomes aos seus sentimentos e, principalmente, a reconhecer o papel das pessoas que vivem ao seu redor.

O autoconhecimento é a maneira mais eficiente de garantir seu bem-estar, porque ele permite não apenas saber o que você deseja, mas por que algumas situações se repetem e o quanto de responsabilidade você tem nisso tudo.

Escolha o lugar

Bom, mas para onde ir e começar essa jornada de espiritualidade? Escolher o lugar certo é tão importante quanto deixar tudo para trás — passado, futuro e ansiedades.

A primeira dica — e dica de ouro! — é que não precisa ir necessariamente para um lugar religioso, basta que você deseje estar nele. Se o destino tiver uma vibração religiosa, melhor ainda!

Melhores lugares

Pensando nisso, selecionamos os melhores destinos para uma verdadeira viagem espiritual. Você voltará transformado e pronto para começar uma nova fase de sua vida. Vamos lá?

Israel

Vista panorâmica da Cidade de Jerusalém
Vista panorâmica da Cidade de Jerusalém

Israel, terra do povo judeu, tem uma identidade cultural, nacional e religiosa bastante peculiar. Destino para judeus e cristãos, de Jerusalém à Cisjordânia, a travessia é de transformar a alma de tanta beleza!

Conhecer as paisagens exuberantes de Jerusalém, uma cidade de 3 mil anos, sagrada para as três principais religiões monoteístas: cristã, judaica e muçulmana é restaurador, no mínimo.

Em um único quilômetro quadrado, por exemplo, há muçulmanos, cristãos, armênios e judeus. Durante a viagem, você pode percorrer a Via Dolorosa, conhecer a Igreja do Santo Sepulcro, onde se acredita que Cristo está sepultado.

Há outros lugares para se visitar como monastérios, igrejas, mesquitas, o Muro das Lamentações e o Monte Moriá. São imperdíveis as mesquitas de El Aqsa e do Domo da Rocha, com sua cúpula dourada.

Himalaias

Para os budistas ou simpatizantes, um ótimo destino internacional para uma viagem espiritual são os misteriosos Himalaias com seus mosteiros e aldeias.

Vale a pena explorar o Vale Spiti, que é considerado a divisa entre a Índia e o Tibete. Numa jornada espiritual, há muito o que se aprender das culturas indiana e tibetana.

Monte Everest

Localizado exatamente nessa última região que citamos, o Monte Everest é composto de vales montanhosos e costuma ser explorado por esportistas e budistas.

A aventura é simbólica e normalmente é procurada por quem busca a paz e a tranquilidade, mas também por quem deseja desafiar-se fisicamente.

Exatamente onde fica, o Monte Everest oferece monumentos e templos muito bonitos, além do próprio contato com a natureza. Que tal a proposta?

Japão

Templo Senso-Ji na área de Asakusa em Tóquio, Japão
Senso-ji é um antigo templo budista localizado em Asakusa, Tóquio, Japão. É o templo mais antigo de Tóquio e um dos mais significativos. Anteriormente associado com a seita Tendai do budismo

A cultura oriental também é rica quando a intenção é fazer uma viagem espiritual. Por isso o Japão é um país tão procurado entre as sugestões da Ásia. Ele oferece tranquilidade, contemplação, silêncio para a mente e saúde para o corpo.

Beleza é um quesito à parte, porque o país tem cada templo de tirar o fôlego! Além disso, possui vilarejos e paisagens naturais e estâncias de águas termais de identidade única.

Peru

Agora é a vez dos esotéricos terem um lugar para uma viagem espiritual. A cultura milenar do Peru oferece muito misticismo inca.

Por exemplo, há celebrações, lugares sagrados, cenários naturais, rituais no Vale Sagrado dos Incas, o Ritual do Fogo Sagrado, que visa limpar a mente e o espírito, guiado por xamãs ao redor de uma fogueira.

O ayahuasca — quem nunca teve curiosidade de participar de uma das experiências místicas e esotéricas mais conhecidas do mundo? Por lá, você pode também, com ainda mais legitimidade.

A planta de origem amazônica, tradicionalíssima na cultura andina, é considerada sagrada e serve para purificar a mente e o espírito. Guiada por xamãs, a cerimônia pode durar até 3 horas.

Machu picchu

Vista panorâmica de Machu Picchu
Machu Picchu, Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983. Uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

Machu Picchu, também no Peru, além de ser uma das regiões mais bonitas do país, atrai pessoas em busca de espiritualidade, porque o local exala uma energia singular.

Especialmente no Intihuatana, Casa do Guardião, na Rocha Sagrada e na Porta do Sol, a experiência de renovação da alma é garantida.

Nepal

Esse é um destino que exala espiritualidade por todos os cantos. Na capital Katmandu, pequenos grupos budistas ficam andando nas ruas, recitando mantras, e muitas vezes até tocando tambores, címbalos e flautas.

As práticas hinduístas pelas ruas são perfumadas por incensos, coloridas por flores e enriquecidas por velas. É um ótimo destino para quem é sincrético e adora conhecer práticas espirituais diferentes, e aproveitar o melhor de cada uma.

Gostou do conteúdo e se interessou? Acesse nosso site e veja os melhores preços de passagens aéreas para você e sua família! Aproveite e veja mais conteúdos em nosso blog. CAPO, o jeito simples de viajar.

Não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas, curta nosso post e fale com um de nossos agentes. Será um prazer atendê-lo.

1 Comment

  • Fabio
    Posted setembro 30, 2022 at 12:17 pm

    Gostei mto! Para um bom turista, toda viagem é uma viagem espiritual.

    Responder

Deixe um comentário