Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conheça Montreal, 2º maior cidade do Canadá

Photo by Marc-Olivier Jodoin on Unsplash

Em uma ilha do rio São Lourenço está Montreal, a segunda cidade de idioma predominantemente francês, ficando atrás apenas de Paris, na França.

Uma cidade única e multicultural, é a maior cidade da província de Quebec e foi batizada com esse nome em homenagem ao Monte Royal, uma montanha com três colinas no Centro da cidade. Saiba agora porque você deve conhecer essa cidade canadense e o que fazer por lá.

Clima, tempo e quando ir

O verão de da cidade é longo, com temperaturas que giram em torno de 17° e máximas de 26°. Já o inverno é bem gélido, com nevascas e ventos fortes, com temperaturas abaixo de zero, podendo chegar aos – 11°. A primavera e o outono têm um clima também agradáveis. Em se tratando do Canadá, qual sabemos que sol e calor não é o seu forte, qualquer estação é válida. Mas, se mesmo assim, Montreal povoa seus sonhos de uma noite de verão, vá na época mais quente do ano.

O que fazer em Montreal

Vista panorâmica da cidade de Montreal no verão
Vista panorâmica da cidade no verão

Conhecer a região Old Montreal (Vieux-Montréal em francês e Antiga Montreal em Português)

Vieux-Montreal é a área mais antigas da cidade Montreal. Suas ruas estreitas, todo em paralelepípedo, assemelham-se a um labirinto e estão repletas de lojas de lembrancinhas, além de cafés charmosos. Caminhe pelas ruas e descubra construções antigas, hoje sedes do governo, pontos de interesses fascinantes, como a catedral gótica de Notre-Dame. Sim, a inspiração parisiense é muito forte por lá.

Ao visitar o bairro Vieux-Montreal, não faça um roteiro prévio do local, a graça está em caminhar pelas ruas, e ser descoberto pelos incríveis museus, e vários pontos turísticos e de interesse. É ideal como primeiro passeio, e lembre-se, você poderá voltar depois, caso não tenha encontrado aquele museu que você queria ver. Num primeiro momento, o ideal é inserir-se na cultura local e sentir sua energia.

Visitar a Basílica de Notre-Dame

Não importa se você conhece ou não a Notre-Dame de Paris, uma não exclui a outra, assim como conhecer a neve no Canadá não exclui a necessidade de conhecer a neve na Argentina, por exemplo. Um dos pontos turísticos mais belos do Canadá, a basílica, construída há mais de 300 anos, possui um rico acervo religioso.

Sua arquitetura é um dos pontos máximos da Basílica. De estilo neogótico e de uma beleza única, seus vitrais, torres, paredes, chamam a atenção e explicam por si só o porquê desse destino ser tão único. A Basílica fica no bairro de Vieux-Montreal, e não se preocupe, o risco de você não a encontrar são praticamente nulas.

Conhecer o Oratório de São José

Conheça o maior oratório do mundo dedicado a São José, o santo considerado o pai adotivo de Jesus, o filho unigênito de Deus, de acordo com a fé cristã. O templo tem capacidade para 2.400 pessoas sentadas, e 10 mil, no total. Com localização privilegiada, próximo a Basílica de Notre-Dame, a igreja é a maior de todo o Canadá, e sua cúpula só perde em suntuosidade e tamanho para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A igreja é tão importante para a cidade de Montreal que há uma réplica em forma de museu, onde é possível saber mais de sua história. Bem como sobre São José.

Saiba mais sobre Turismo Religioso aqui:
https://capoviagens.com.br/turismo-religioso/

Provar a gastronomia local

A cultura de um país é feita de sua história, religião, expressões artísticas, e sua gastronomia. Fuja um pouco dos fast-foods quando fizer uma viagem que foge a sua zona de conforto. Há várias outras formas de se economizar na viagem, como na hospedagem por exemplo. Afinal, uma cama e um chuveiro são uma cama e um chuveiro em qualquer lugar. Mas, sem mais delongas, confira as dicas de pratos típicos que você deve provar quando estiver em viagem.

Poutine

Originalmente criado no Quebec, o Poutine se espalhou para todo o país. Um rato simples e saboroso, feito à base de queijo cheddar, batatas fritas com queijo derretido, cobertos de carne ao molho.

Montreal Smoked Meat

Sanduíche de carne defumada e marinada com ervas e especiarias, delicadamente cortadas em finas fatias e servidas dentro de um pão caseiro. Muito saboroso!

Macaroni and cheese

Macarrão caracol ao molho branco. A receita, orginalmente americana, caiu nos canadenses e é muito apreciada no país. O tempero do molho branco varia bastante em relação ao nosso, que leva noz-moscada, e às vezes até pimenta do reino ou creme de leite. O canadense é feito à base de queijo, leite, farinha e manteiga.

Peamel Bacon

Um prato mais denso, feito com carne de porco, bacon e servido com farinha de milho.

Tourtière

Levemente apimentada, a torta que se assemelha a um empadão, possui textura mais leve e é servida com recheios salgados variados.

Beaver tails

Criado em Ontário, o beaver é uma espécie de massa frita originalmente coberto com açúcar e canela, como o nosso bolinho de chuva, porém, “aberto”.  com o tempo, a receita foi adicionando outras coberturas, como frutas, biscoitos e até mesmo M&M.

Relaxar no Parque Mont Royal

Um dos espaços mais importantes de Monte Royal, o parque é uma das áreas verdes mais essenciais da cidade. Além de proteger o Monte Royal do desenvolvimento urbano, o parque é uma importante opção de lazer para os moradores, além de ponto turístico. Uma curiosidade do Parque Mont Royal é que ele foi projetado por Frederick Law Olmsted, o mesmo paisagista que projetou o Central Park, em NY.

O turista mais atento, e que conheça Nova York, irá perceber a assinatura de Olmsted no paisagismo da cidade. No inverno, aproveite a pista de patinação no gelo que se formam naturalmente no Parque. Na primavera, é bem comum alugar bicicletas para dar voltas por toda a sua belíssima extensão. O parque Mont Royal é belo o ano todo, porém apresenta belezas e programas diferentes a cada estação. Escolha a sua e Bon Voyage!

Saiba mais sobre o Central Park e Nova York aqui:
https://capoviagens.com.br/nova-york-city/

Conhecer o Vieux-Port de Montréal

Às margens do rio São Lourenço, o velho porto de Montreal é hoje um dos pontos turísticos, e por que não dizer, histórico, mais importantes de Montreal. O local era um ponto de escambo por volta dos anos de 1600, mas sua inauguração oficial só ocorreu em 1811. Dinâmico, hoje o Vieux-Port de Montreal recebe cerca de 6 milhões de turistas anualmente, e conta com, desde festas de ano novo, a pistas de patinação no inverno. É, parece que para os canadenses não existe “tempo ruim”.

Não deixe de ir a La Grande Roue, uma roda gigante com 60 metros de altura, que oferece ao turista uma bela visão de Montreal, sendo a maior roda gigante do Canadá. Para evitar filas, você tem a opção de reservar uma gondola particular, comprando o ingresso antecipadamente.

Visitar Place d’Armes em Montreal

Place d'Armes em Montreal
Bairro histórico velha Montreal (vieux-Montréal) é uma atração turística da cidade.

Considerada a principal praça da cidade, a praça das armas, em Montreal, fica de frente a Basílica de Notre-Dame de Montreal. Vale muito a pena dar uma passada pelo local. Especialmente porque é de lá que saem os tours guiados pelo bairro mais antigo e icônico da cidade. Uma dica importante é: fazer o tour guiado não exclui a experiência de andar pelo bairro sozinho, e vice-versa.

Demais parques, praças e jardins que valem a sua visita

Nem só de Mont Royal vive os parques de Montreal. Confira agora a nossa lista dos demais parques que valem a sua visita:

  • Praça Jacques Cartier
  • Parque Jean Drapeau
  • Jardim Botânico
  • Parc Maisonneuve
  • Parc Maisonneuve
  • Parc Jean-Drapeau

Conhecer o Mundo subterrâneo em Montreal

Graças a seu clima frio em boa parte do ano, Montreal tem um inteligente mundo subterrâneo, o Underground City, também conhecido como cidade interna.

Conheça o maior sistema de passagens subterrâneas do mundo! São 30 km de lojas, restaurantes de culinária universal, prédios, shoppings, galerias… o nome oficial da rede de passagens subterrâneas é RÉSO, e é preciso mais de um dia para entender como ela funciona, e aproveitar ao máximo esse passeio tão peculiar.

DICA: Em RÉSO se concentra muitas lojas queridinhas dos brasileiros em seus inúmeros shoppings e centros de compras.

Museus

Montreal conta com excelentes museus, escolha o(s) seu(s) e faça uma imersão na arte canadense através de acervos históricos únicos. Dicas de museus que valem a pena conhecer:

Dica

Não compre sua passagem antes de concluir o processo do visto. A pandemia tem atrasado processos desse tipo. Evite transtornos e resista às nossas promoções.

Lembre-se

Faça seguro-viagem sempre que sair do país e também em viagens nacionais. Assegure sua saúde e evite transtornos na imigração. 

Esteja em dia com as vacinas Covid 19. 

Gostou do conteúdo e se interessou? Acesse nosso site e veja os melhores preços de passagens aéreas para você e sua família! Aproveite e veja mais conteúdos em nosso blog. CAPO, o jeito simples de viajar. 

Não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas, curta nosso post e fale com um de nossos agentes. Será um prazer atendê-lo. 

CAPO Viagens, o jeito simples de viajar 

Colaboradora: Flavia Souza 

Deixe um comentário