Privilégios da modernidade! Quando o assunto é hospedagem, são tantas as opções que chega a ser difícil escolher a melhor. Ou não se você conferir esse post especial com as principais alternativas, em qualquer lugar do mundo.
Hotel, hostel, pousada, Airbnb, onde se hospedar? Tudo vai depender de suas intenções, de quantas pessoas vão viajar com você e de quantos dias pretende ficar no destino. Que tal conferir as vantagens de cada uma das sugestões?
Como escolher a hospedagem ideal
Quem viaja quer conforto, sempre. Mesmo quando o orçamento é apertado, buscamos o melhor para suprir necessidades essenciais: se alimentar, descansar e dormir.
Será que dá para considerar várias opções de hospedagem com reservas financeiras também variadas? É o que veremos agora!
Hotel
Uma coisa é certa: seja qual for a opção de hospedagem, o viajante sempre vai buscar o melhor preço. Ou, em outros termos, hospedagem com o melhor custo-benefício.
O hotel é a forma mais tradicional de hospedagem, para viagens curtas ou longas. Normalmente, quem procura por hospedagem em hotel, além do conforto óbvio, espera-se também privacidade e pouco contato social — que pode se dar apenas nas áreas comuns, como os restaurantes e os bares.
No quesito alimentação, o café da manhã costuma estar incluído, sendo as demais refeições pagas à parte. Alguns hotéis, no entanto, oferecem o pacote “all-inclusive”.
Ou seja, não há a necessidade de se preocupar com gastos de alimentação. O valor fechado previamente contempla todas as refeições, embora seja bom checar se bebidas, principalmente as alcoólicas, fazem parte do pacote.
Essa é a melhor opção de hotel para ir com a família, porque todo mundo fica livre para curtir cada momento.
Pousada
Uma hospedagem em pousada tem um quê de aconchego e receptividade que é sem igual. Em termos comparativos, o hotel é “impessoal” demais e o hostel “agitado” demais.
Na pousada, a medida é certa! Conta-se com atmosfera familiar e privacidade. Normalmente, as pousadas oferecem refeições — pelo menos o café da manhã — e cuidam da limpeza dos quartos, isentando os convidados de atividades que não sejam as de relaxar e passear.
Claro que qualquer um pode ho hospedar-se muma pousada, mas o público mesmo são familias, seja ciagem em casal pu com criança.Ccomo se não bastasse, pousadas geralmente são mais baratos que os hoteis, etc.
É importante, contudo, checar cada um dos serviços oferecidos e os que são cobrados à parte, para não haver surpresas na hora de fechar a conta.
Hostel
O hostel costuma ser a opção dos mais jovens e não somente por questões monetárias. Em hostels, a possibilidade de conhecer pessoas de todos os cantos do mundo é altíssima!
Além disso, a maior parte deles — principalmente os mais conceituados — oferecem programação interna que favorece a convivência, desde festas à divisão de quartos por gênero, tipo de personalidade ou desejo de privacidade.
Airbnb
A opção mais recente — e inovadora — no universo dos viajantes, o Airbnb é um serviço que possibilita fazer reservas por aplicativo, seja de casas ou apartamentos, de pessoas comuns que os disponibilizam para viajantes.
Uma verdadeira revolução no conceito de hospedagem, o Airbnb funciona em mais de 190 países!
Quem deseja disponibilizar seu próprio espaço (chamado de anfitrião) tira fotos e descreve o que oferece, por exemplo, internet, TV a cabo. Os interessados analisam as opções pelas fotos e por essa listinha básica de serviços e itens à disposição.
É a opção mais segura de hospedagem? Nem sempre. Ou melhor, não tem como garantir. Podem acontecer imprevistos, sim, mas o Airbnb vem sendo cada vez mais usado, principalmente para quem deseja passar vários dias no destino.
Uma dica para fechar bons negócios no Airbnb é ler os comentários de quem já se hospedou no local. Confira também a política de cancelamento do anfitrião e atente-se às taxas, como a taxa de limpeza.
O Airbnb é excelente para quem deseja “se sentir em casa” e, principalmente, economizar com as refeições. Por fim, vale a pena para quem deseja privacidade e até certo tipo de isolamento.
O que todas as alternativas têm em comum — o que é ótimo, por sinal — é que os colaboradores (e anfitriões) podem tornar a viagem ainda mais interessante, indicando lugares que só quem é do local conhece, tais como bares, restaurantes, passeios, exposições, shows e por aí vai.
Conte para nós: qual das opções mais achou interessante?
Lembre-se:
Faça seguro-viagem sempre que sair do país. Assegure sua saúde e evite transtornos na imigração.
Esteja em dia com as vacinas Covid 19.
Gostou do conteúdo e se interessou? Acesse nosso site e veja os melhores preços de passagens aéreas para você e sua família! Aproveite e veja mais conteúdos em nosso blog. CAPO, o jeito simples de viajar.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas, curta nosso post e fale com um de nossos agentes. Será um prazer atendê-lo.
CAPO Viagens, o jeito simples de viajar
Redatora: Liz Figarola.