Você tirou seu passaporte e visto (se necessário), comprou as passagens numa agência de confiança, recebeu atendimento personalizado e exclusivo da CAPO Viagens, agora é só descer do avião e correr para o hotel, certo?
ERRADO!
Saiba que antes de entrar em qualquer país, é preciso passar pela imigração e, principalmente, nos países de primeiro mundo, provar que sua viagem é, de fato, uma viagem turística. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para que você entre tranquilamente no seu país de destino e passe pela imigração sem transtornos. Confira!
1) Leve dinheiro em espécie
Ao passar pela imigração, como dissemos, você precisa provar que está ali a turismo, portanto, por mais que você tenha um bom limite no cartão de crédito ou um bom saldo no cartão de débito, é muito importante que você leve dinheiro em espécie. Em alguns países é costume perguntar quanto dinheiro você tem, e alguns pedem que você mostre.
Mas por que isso? Simples: eles precisam saber se você está levando dinheiro suficiente para se manter no país e que não está ali para trabalhar ilegalmente.
2) Não exagere na bagagem
Outra dica importante é não exagerar na bagagem, por mais que você queira levar tudo o que tem direito. Para a imigração, bagagens grandes e pesadas podem ser um indicativo de que você pretende permanecer no país por mais tempo do que o permitido.
Além disso, a imigração pode pedir para você abrir sua bagagem para uma inspeção e isso costuma causar muito incômodo às pessoas. Então, seja organizado e leve apenas o necessário!
Se você for passar cinco dias no destino, sua bagagem deve ser condizente com isso. Imagine a seguinte situação: você fez suas malas, se empolgou um pouquinho, vai passar uma semana no país e aparece com três malas enormes e bufantes, contendo apenas roupas e objetos pessoais. O que lhe parece? Se você respondeu “parece que estou de mudança”, acertou em cheio!
3) Tenha passagem de volta e reserva de hotel em mãos
Outra dica importante é ter a passagem de volta para o Brasil em mãos e reserva do hotel. Com relação à passagem, você pode ser questionado sobre sua data de retorno, então fique atento! Já com relação ao hotel, podem pedir para verificar seu quarto, portanto tenha sempre a reserva consigo.
As perguntas: “Quantos dias você vai ficar?” e “Onde você vai se hospedar?” são clássicas. O profissional da alfândega pode pedir para ver as passagens e a reserva, portanto, esteja prevenido!
Mas lembre-se: cada país tem suas particularidades. Alguns locais são mais rígidos, outros menos. O importante é você seguir todas as orientações e dicas para evitar qualquer problema durante sua viagem.
4) Aprenda a pronúncia dos pontos turísticos que irá visitar
Evite problemas com a imigração e se informe sobre as pronúncias corretas dos principais pontos turísticos que irá visitar. Lembre-se de que, em alguns países, as pronúncias costumam ser diferentes das nossas.
Uma dica importante é treinar a pronúncia antes da viagem. Isso pode te ajudar muito na hora da imigração, já que você terá que responder perguntas como: “O que você pretende fazer em (nome do país)?”, “Que pontos turísticos pretende visitar?”, etc.
Caso você não fale inglês (idioma comumente usado, independente da língua nativa), não se preocupe: aprenda a pronúncia dos principais pontos turísticos. Quando uma pessoa tenta entrar ilegalmente no país para trabalhar, a última coisa com a qual ela se preocupa é com lazer, por isso a pergunta.
5) Fale a verdade, SEMPRE!
E por último, mas não menos importante: fale a verdade, SEMPRE! Essa talvez seja a dica mais importante de todas. Quando for passar pela imigração, fique tranquilo e responda as perguntas com sinceridade.
Os profissionais da alfândega são verdadeiros polígrafos (detectores de mentira) ambulantes. Se perguntarem a você se conhece alguém no país e você conhecer, diga que sim, tranquilamente, pois seus olhos, suas expressões faciais, e até mesmo sua voz irão revelar a verdade.
Seja firme nas respostas! E caso tenha dificuldade em entender as perguntas, tente explicar. Nós, brasileiros, não somos frutas, mas brotamos em toda parte do mundo, e com certeza haverá alguém para te ajudar.
Além disso, não se esqueça de levar os documentos necessários para comprovar suas respostas. Eles costumam ser bem rigorosos com isso!
Bem, com essas dicas temos certeza que você não terá grandes transtornos com a imigração, garantindo muita diversão durante seu passeio.
Veja também: 10 itens que não podem faltar na sua bagagem de mão
Você já passou por algum aperto na imigração? Compartilhe conosco suas experiências e não perca as próximas postagens! Aproveite e acesse nosso site e planeje sua próxima viagem!
Lembre-se sempre:
Faça seguro-viagem sempre que sair do país. Assegure sua saúde e evite transtornos na imigração.
Esteja em dia com as vacinas Covid 19.
Gostou do conteúdo e se interessou? Acesse nosso site e veja os melhores preços de passagens aéreas para você e sua família! Aproveite e veja mais conteúdos em nosso blog. CAPO, o jeito simples de viajar.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas, curta nosso post e fale com um de nossos agentes. Será um prazer atendê-lo.
CAPO Viagens, o jeito simples de viajar
Colaboradora: Flavia Souza