Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

El Calafate: 7 dicas que todo turista precisa saber

Photo by James Cheung on Unsplash

Calafate está na Patagônia argentina, a 1:30 de avião do Fim del Mundo, em Ushuaia. Conhecida por dar acesso ao Parque Nacional Los Glaciares, e principalmente pelo glaciar Perito Moreno,

El Calafate é um destino único e transformador. Seja El Calafate o único destino da sua viagem ou uma parada num tour patagônico, você não pode deixar de conferir as dicas que selecionamos para você, afinal (alerta de spoiler), alguns destinos patagônicos funcionam muito bem tanto no inverno quanto no verão, enquanto El Calafate, não. Quer saber mais? Vem com a CAPO!

Tempo e quando ir

Pode ser tentador, principalmente para nós, brazucas, visitar a Argentina no inverno e ver a neve, seja pela primeira ou centésima vez. Mas por incrível que pareça, a melhor época para visitar

El Calafate é no verão, diferente de Bariloche, por exemplo, e até mesmo de Ushuaia, que possuem atrações para o ano todo. No inverno, os dias ficam curtos, fazendo com que você precise se levantar ainda com o dia escuro, como se fosse a noite. E o mais importante: as passarelas para caminhar pelos glaciares ficam fechadas pelo risco de acidentes devido a neve.

O que fazer em El Calafate e arredores

Perito Moreno

A estrela de El Calafate e com certeza o ponto turístico mais visitado, o Perito Moreno é um dos maiores glaciares do planeta, ficando atrás apenas do Polo Norte e Antártida. A emoção de caminhar pelas passarelas é indescritível e não é à toa que muitos turistas descrevem a experiência como a melhor de suas vidas.

Localizado no Parque Nacional los Glaciales, o Perito Moreno possui 250 km de extensão (só pra se ter uma ideia, a cidade de Aracaju – SE, possui 181,9 km. É mais que uma capital brasileira em gelo!) e seus glaciares podem chegar até 60 metros, o equivalente a um prédio de 20 andares. Consegue imaginar a emoção? Não, não é mesmo? Por isso a importância de conhecer esse destino indescritível!

Mini trekking Perito Moreno

Este passeio guiado oferece ao turista a oportunidade de explorar e conhecer o glaciar Perito Moreno de um novo ângulo, de uma nova perspectiva. Desafie-se! Saia das passarelas e entre mais adentro desse glaciar único.

Caminhe no gelo em seu próprio ritmo com o aparelho que lhe será fornecido, sempre respeitando seus limites, e tenha visões panorâmicas e incríveis de Perito Moreno! O passeio costuma durar o dia todo. Consulte sua agência de passeios sobre alimentação, pois também pode haver variação. Evite transtornos e surpresas!

Laguna Nimez

Distante ½ km da cidade, e com um preço modesto para entrada e visitação, a laguna Nimez é uma excelente opção pra quem está com o tempo não tão apertado, pois além de ser econômica, o percurso dá pra ser realizado a pé. Uma paisagem simples:]

simplesmente deslumbrante, com um toque de rusticidade. Veja belas aves, como o flamingo, o pato e o cisne por exemplo, ao redor do lago. Ou em voos rasantes sobre a água.

É bastante agradável caminhar ao redor do lago, e ao pôr-do-sol, a vista fica memorável com o contraste das cores dos pássaros aglomerados sobre o lago que sai do azul para o amarelo, depois laranja, passando ao quase vermelho. Um ótimo momento para conhecer a Laguna Nimez é logo ao chegar, pois o passeio não é cansativo, é econômico e é você quem escolhe a duração.

El Chalten

Situada dentro do Parque Nacional Los Glaciales, El Chaten é considerado a capital do trekking argentino. Suas paisagens de rocha e gelo figuram entre as mais belas do mundo e oferece inúmeras atividades, como escaladas, campings, trekking, passeios a cavalo, etc.

As montanhas mais procuradas são El Chaten, que deu nome à cidade, Cerro Torre e Cerro Fitz Roy. Apesar de parecer uma cidade completamente voltada para os amantes de esportes mais radicais, só a contemplação da natureza já faz o passeio a El Chaten valer a pena. Existe a opção de fazer um tour guiado, uma excelente opção, pois o passeio requer um certo conhecimento da área.

Cruzar a fronteira com o Chile de 4×4 até Torres Del Paine

Em um caminhão de aventura acidentado, deslumbre-se com esse passeio ecoturístico em El Calafate. De manhã, o turista terá a oportunidade de explorar melhor as belas paisagens da região montanhosa.

Após saborear um bom piquenique, prepare-se para caminhar por duas horas até chegar a mais uma estrela patagônica: o Lago Pehoé e lago Nordenskjöld. É um passeio clássico e agenciado. Verifique o roteiro completo antes de fechar o pacote, pois pode haver variações.

Cruzeiro turístico de dia inteiro pelas geleiras saindo de Puerto Bandera

Este passeio sai de Puerto Bandera, distante cerca de 43 minutos de El Calafate, no entanto, muitas agências costumam pegar os turistas no hotel em El Calafate, sob taxa.

É mais uma opção para ver as geleiras de novos pontos de vistas. O diferencial está no navio, que oferece aos turistas experiências gastronômicas excelentes, além de inúmeras opções de entretenimento para crianças. Um passeio de dia inteiro.

Dentro das inúmeras opções de ver as mais famosas geleiras de barco, como Perito Moreno, por exemplo, o navio de cruzeiro é a mais confortável, mas também o mais caro.

Gastronomia

Se a gastronomia argentina é riquíssima, a gastronomia da Patagônia argentina é milionária! Em El Calafate, as temperaturas são baixas durante o ano todo, o que faz um bom vinho argentino cair muito bem.

Saboreie bons vinhos com fondue após um dia de passeio. Deguste um bom alfajor artesanal num café, prove o clássico e maravilhoso cordeiro patagônio, visite a cervejaria artesanal La Zorra, não deixe de conhecer o Glaciobar, um bar esculpido em gelo, do balcão ao copo.

O bar fica no subsolo do Glaciarium, onde você paga a entrada e pode permanecer durante 25 minutos, e nesse tempo, a consumação de bebidas é livre.

ttps://capoviagens.com.br/viajar-barato-e-possivel/

DICAS PARA VICÊ CURTIR MELHOR SUA VIAGEM PARA EL CALAFATE

Alguns passeios em El Calafate são um pouco mais caros do que costumamos ver na Argentina, afinal, estamos falando do Caribe da Neve e do Gelo. A dica para deixar o orçamento mais balanceado é economizar na hospedagem. Acredite: você mal vai notá-la.

El Calafate pode ser visitada como único destino, mas é uma excelente opção para viagens mais estendidas, seja pela Patagônia argentina, como Ushuaia, ou até mesmo pela Patagônia chilena.

Lembre-se sempre:

Faça seguro-viagem sempre que sair do país e também em viagens nacionais. Assegure sua saúde e evite transtornos na imigração. 

Esteja em dia com as vacinas Covid 19. 

Gostou do conteúdo e se interessou? Acesse nosso site e veja os melhores preços de passagens aéreas para você e sua família! Aproveite e veja mais conteúdos em nosso blog. CAPO, o jeito simples de viajar. 

Não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas, curta nosso post e fale com um de nossos agentes. Será um prazer atendê-lo. 

CAPO Viagens, o jeito simples de viajar 

Colaboradora: Flavia Souza 

Deixe um comentário