Com a enorme quantidade de praias que o Brasil possui fica difícil escolher um destino. Anote aí as praias que você deve conhecer quando estiver planejando sua próxima viagem. Com 7.367 km de litoral, o Brasil abriga praias para todos os gostos e nunca faltam nos roteiros de viagens. Muitas pessoas, a fim de curtir cada detalhe, buscam pelas mais agitadas, com bares, festas e muitas outras atividades durante o dia. Outras preferem lugares mais tranquilos, a fim de relaxar e desfrutar da paisagem.
Seja qual for o seu tipo de praia, o Brasil não vai te decepcionar. Mas por onde começar a escolher? Se você é essa pessoa que busca praias mais badaladas, não deixe de anotar os destinos listados abaixo.
1 – Copacaba – Rio de Janeiro (RJ)
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é a espuma das ondas que se espalham na areia e encantam até mesmo a Garota de Ipanema. Sim, o Rio de Janeiro continua lindo e repleto de praias maravilhosas, que inspiraram poetas e compositores brasileiros, e ouso dizer, mundo afora.
Embora cada uma tenha a sua beleza, a praia de Copacabana é conhecida e adorada no mundo todo e não pode faltar no seu roteiro, caso você goste do que o Brasil tem de melhor quando falamos em badalação. O réveillon na orla costuma durar a noite toda e é uma experiência quase obrigatória a ser vivida ao menos uma vez na vida. Lá também costuma se tornar palco de diversos shows durante o ano, fora blocos de Carnaval e bailes populares.
Clima tropical , praia com ondas fortes e areia fina, além de uma estrutura completa para quem quer passar o dia todo ali. A praia de Copacabana é um clássico do Rio de Janeiro.
2 – Taperapuã – Porto Seguro (BA)
Para muitos, Taperapuã é a melhor praia de Porto Seguro, quiçá da Bahia. Mas o que é que a baiana tem, afinal? Axé Moi, Toa-Toa, gente feliz, águas esverdeadas, calmas e mornas, infraestrutura pra ninguém botar defeito, preço justo… quer mais? Acesso fácil, orla preservada, coqueirais. Uma combinação rara quando se trata de um lugar famoso justamente pela agitação. As barracas competem pelos turistas com shows, muita música e até lambaeróbica.
No entanto, nem só de axé vive Taperapuã, a praia também oferece várias atividades esportivas, como passeios de caiaque, futebol de areia, banana-boat, vôlei de praia, entre outras. Uma coisa é certa: o que não vai faltar é diversão e transporte público de qualidade para quem exagerar na cerveja. Geladíssima, diga-se de passagem.
3 – Praia do Francês – Maceió (AL)
Com águas mornas e calmas em vários tons de verde e azul, piscinas naturais que se formam na maré baixa, extensos coqueirais, confesso achar surpreendente o número incontável de turistas que visitam a praia diariamente , até porque Maceió não é uma cidade grande. O que atrai tanta gente pra lá? A beleza natural do lugar, além de ser um bom ponto de partida para quem quer fazer passeios pelas praias vizinhas.
Ao lado da praia do Francês fica a praia do Pontal, com ondas mais fortes e ideal para surfistas iniciantes ou amadores. Lá também funcionam várias barracas, para quem quer relaxar à beira-mar. Algumas das praias vizinhas merecem uma visita.
Praias não faltam em Maceió, mas a Praia do Francês é badalada justamente porque é diferente. Não dá para negar que ela tem tudo para agradar, inclusive a boa estrutura de bares e restaurantes à beira-mar oferecendo petiscos e drinks refrescantes. O ambiente é mesmo muito gostoso e descontraído, ideal para um fim de semana de sol ou feriado prolongado.
4 – Azeda e Azedinha – Armação de Búzios (RJ)
Sem dúvida Búzios é um dos principais pontos da Região dos Lagos. É até difícil falar qual praia é mais badalada que a outra, pois uma certeza ao passar por ali é que tem tanta gente quanto areia na praia. E não é pra menos. O lugar é paradisíaco!
Azeda e Azedinha não possuem barracas ou quiosques na orla, talvez por falta de espaço, pois está sempre lotada de turistas. O que não falta é música, a badalação é intensa o dia todo. As ondas também são fortes na praia, ideal para surfistas e amantes de esportes aquáticos.
Com a fama de serem “as praias mais doces” da região, Azeda e Azedinha não são o tipo de praias badaladas por serem festeiras, ao contrário. O cenário exuberante, areia dourada, águas calmas e cristalinas atraem os turistas por sua beleza e energia única! Ou seria dupla?
5 – Praia da Joaquina – Florianópolis (SC)
Não é à toa que Floripa é chamada carinhosamente de Ilha da Magia, uma vez que chega a ser curioso o que a famosa Joaca consegue oferecer com apenas 3 km de extensão. A badalação é intensa o ano todo, mas principalmente nos meses de verão.
A praia fica lotada de turistas e nativos que querem aproveitar as ondas perfeitas para surfar ou simplesmente relaxar à beira-mar. Em dias de sol a praia fica ainda mais bonita, com uma mistura de cores que atraem a atenção de todos os sentidos. São tantos tons de verde, azul e dourado que é impossível não se apaixonar pelo lugar.
As famosas dunas, esportes, ótima infraestrutura, surfistas, famílias, crianças, idosos, pubs e muito mais, tudo junto e mareado (no melhor dos sentidos). A Joaquina não é badalada apenas por acaso, ela realmente merece toda a fama! Vale a pena caminhar até o Mirante Ponto de Vista na Lagoa da Conceição, pois, não poderia faltar uma lagoa na praia da Joaquina, não é verdade?
Agora, é partir para a ação, fazer o seu planejamento de viagem e contar com a CAPO Viagens. É hora de você conhecer o Brasil em grande estilo. Aproveite as melhores badalações do país!
O que achou das praias mais badaladas do Brasil? Já conhece alguma delas? Veja também: 5 destinos considerados o Caribe Brasileiro.
Colaboração: Flávia Souza